Na noite em que Renato Portaluppi igualou o recorde de Oswaldo Rolla, o Foguinho, de 383 jogos no comando do Grêmio e ainda homenageou Diego Maradona ao vestir camisa da Argentina com o nome do astro que morreu na quarta-feira (25), o clube gaúcho abriu boa vantagem no confronto de oitavas de final da Libertadores diante do Guaraní-PAR nesta quinta (26).
Jean Pyerre, em um bonito chute de fora da área, e Pepê anotaram os gols da vitória de 2 a 0 no Defensores del Chaco que deu ao Tricolor a vantagem de poder até perder por um gol de diferença na partida de volta, na Arena, na próxima quinta-feira, para se classificar.
Antes do apito inicial do árbitro equatoriano Guillermo Guerrero, como não poderia ser diferente, um minuto de silêncio foi respeitado pela morte de Diego Maradona, sepultado nesta quinta-feira, em Buenos Aires. Renato Portaluppi fez uma linda homenagem ao amigo vestindo a camisa número 10 da Argentina.
Com a bola rolando, o Grêmio tentou impor desde os primeiros minutos o seu jogo de toque de bola. Do outro lado, o Guaraní mostrou um estilo mais direto para tentar atacar. Diferentes, as duas propostas não funcionaram e a partida teve uma primeira etapa de raras chances de gol.
O time gaúcho até deu sinais de que encontrara o caminho pelo lado esquerdo. Aos 13, Pepê invadiu a área, deu um toque por cima do goleiro Servio e a bola passou na frente do gol. Luiz Fernando se esticou, mas não conseguiu empurrá-la para as redes. Dois minutos depois, Pepê encarou a marcação do lateral-direito Tripichio e cruzou para Servio agarrar firme.
Grêmio transformou jogo de volta contra Guaraní em um mero amistoso
CONFIRA NA COLUNA
O Grêmio ainda teve uma boa arrancada de Luiz Fernando pela direita, mas o atacante finalizou torto após deixar dois marcadores para trás. O Guaraní teve sua primeira ação ofensiva aos 29, quando Fernando Fernández pegou de virada uma bola pelo alto e mandou pela linha de fundo. Logo depois, Rodrigo Fernández chutou de fora da área e mandou perto.
Grêmio conquistou vantagem muito importante na Libertadores
CONFIRA NA COLUNA
A reta final do primeiro tempo foi marcada pelo nervosismo entre os jogadores dos dois times e por poucas ações ofensivas. Assim, os dois goleiros foram para o vestiário sem terem feito nenhuma defesa difícil.
Renato fez do Grêmio um novo time com conceito dos últimos quatro anos
CONFIRA NA COLUNA
Se a etapa inicial foi de poucas ações ofensivas, o Tricolor deu um susto no time paraguaio antes do primeiro minuto do segundo tempo. Em posicionamentos invertidos no ataque, Diego Souza cruzou do lado direito para a área e encontrou Luiz Fernando, que cabeceou e mandou raspando a trave esquerda.
Depois do show de Jean Pyerre e Pepê no Paraguai, só tragédia elimina o Grêmio
CONFIRA NA COLUNA
O Guaraní respondeu aos 9 minutos em dois lances. Primeiro, Tripichio fez boa jogada pela direita e cruzou para Cecilio Domínguez, que chutou, mas a bola desviou em David Braz e foi pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a chance foi ainda mais perigosa. A bola sobrou para o zagueiro Báez, que desviou dentro da pequena área e só não fez o gol graças a uma grande defesa de Vanderlei.
Grêmio já pode pensar nas quartas da Libertadores
CONFIRA NA COLUNA
O Grêmio voltou ao ataque, mas, dessa vez, de forma certeira. Pepê ganhou de Tripichio pela esquerda e tocou para Jean Pyerre. O meia mostrou sua qualidade e, com um toque seco, não deu chances para Servio abrindo o placar no Defensores del Chaco: 1 a 0.
O gol deixou o jogo ainda mais aberto. O Guaraní tentou reagir rápido e Vanderlei precisou fazer uma grande defesa em chute de fora da área de Morel, aos 15.
Com o time paraguaio mais aberto, Renato mexeu no seu ataque tentando ganhar mais poder de profundidade com Churín no lugar de Diego Souza aos 20. Aos 32, ele fez outras três trocar ao mesmo tempo: Lucas Silva, Everton e Pinares entraram nas vagas de Matheus Henrique, Luiz Fernando e Jean Pyerre.
As mexidas deram resultado. A cinco minutos do fim, Churín deu um passe de cabeça e deixou Pepê em condição de marcar. O garoto bateu na saída do goleiro Servio para marcar o segundo gol e garantir a vitória do Grêmio.
LIBERTADORES — oitavas de final (ida) — 26/11/2020
GUARANÍ (0)
Gaspar Servio; Tripichio, Romaña, Javier Báez e Miguel Benítez; Rodrigo Fernández; Cecilio Domínguez, Jorge Morel, José Florentín (Rodney Redes, 22’/2ºT); Merlini (Maná, 27’/2ºT); Fernando Fernández (Bobadilla, 22’/2ºT)
Técnico: Gustavo Costas
GRÊMIO (2)
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Diogo Barbosa; Darlan (Rodrigues, 43’/2Tº), Matheus Henrique (Lucas Silva, 32’/2ºT); Luiz Fernando (Everton, 32’/2ºT), Jean Pyerre (Pinares, 32’/2ºT), Pepê; Diego Souza (Churín, 20’/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Jean Pyerre (GR), aos 10min, e Pepê (GR), aos 40min do 2º tempo.
AMARELOS: Miguel Benítez (GU); ,Diogo Barbosa, Geromel, Matheus Henrique (GR)
CARTÃO VERMELHO: Morel (GU)
ARBITRAGEM: Guillermo Guerrero, auxiliado por Christian Lescano e Byron Romero (trio equatoriano). VAR: Daniel Fedorczuk (URU).
LOCAL: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção-PAR
Próximo jogo
Segunda-feira, 30/11 — 18h
Grêmio x Goiás
Arena — Brasileirão (6ª rodada, atrasado)