O Grêmio é o único time classificado para a fase semifinal do segundo turno do Gauchão. Com 13 pontos, o time de Renato Portaluppi tem uma das vagas do Grupo B e praticamente assegurou a melhor campanha da etapa, já que soma três pontos e quatro gols de saldo de vantagem para o Caxias, equipe que ainda pode lhe tirar esta posição.
E por ter uma vaga entre os quatro finalistas do returno e pelo fato de ter utilizado força máxima no Gre-Nal, que marcou a retomada do futebol gaúcho, e no jogo contra o Ypiranga, no domingo (26), o técnico gremista já definiu que irá preservar seus principais jogadores contra o Novo Hamburgo, na última rodada.
— Vou pensar bastante para o jogo de quarta. Vamos ter algumas modificações, sim. Pelo desgaste dos últimos dois jogos e também porque preciso dar ritmo e observar alguns jogadores, garotos que vêm treinando bem. Com certeza algumas modificações serão feitas para poupar alguns jogadores e observar outros. Temos de pensar jogo a jogo. São quatro meses sem jogar. Precisamos dar ritmo para a equipe, mas não podemos forçar muito a barra, principalmente no clima que temos aqui no Rio Grande do Sul, em que em um dia faz 25°C e no outro 3°C, 4°C — disse Renato após o empate contra o time de Erechim.
Uma das novidades no time deverá ser Thiago Neves, um dos reforços contratados para 2020, e que tem grande prestígio junto ao treinador. Nos dois jogos após a pausa forçada pela pandemia de covid-19, o meia sequer foi relacionado.
Um dos fatores que pesou contra ele foi o retorno de Jean Pyerre, que marcou o gol da vitória no Gre-Nal, e a limitação de apenas seis atletas no banco de reservas, incluindo um goleiro. Além disso, algumas dores musculares ocasionadas pelas 12 semanas de atividade física também o prejudicaram na corrida por uma vaga.
— Eu cheguei depois de todo mundo, tive bastante dificuldade para entrar no ritmo. Quando entrei, teve a pausa pra pandemia. No começo foi bem difícil. Agora, voltando junto com todo mundo, no mesmo ritmo, vai facilitar até o entrosamento — avaliou o ex-jogador do Cruzeiro, ainda em maio, quando os treinamentos foram retomados pelo Grêmio.
Na temporada, Thiago Neves fez sete partidas e marcou um gol, contra o São Luiz, na última rodada disputada antes da chegada da pandemia. Até agora, atuou por 316 minutos.