O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Ypiranga no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na manhã deste domingo (26), pela quinta rodada do returno Campeonato Gaúcho. A equipe tricolor até saiu na frente com Diego Souza, mas sofreu o empate em seguida e não conseguiu superar o time de Erechim. Assim, segue líder do Grupo B, com 13 pontos, mas ainda não garante a classificação para a fase eliminatória.
Para este jogo, o técnico Renato Portaluppi promoveu apenas uma alteração em relação ao Gre-Nal da quarta-feira passada: sacou Maicon e escalou Lucas Silva entre os titulares. Além dessa mudança, a equipe apresentou outra postura na comparação com o clássico. Desta vez, imprimiu o ritmo que o torcedor está acostumado, com posse de bola, além de pressionar a saída do Ypiranga.
A primeira boa chance do jogo surgiu logo com um minuto. Everton lançou Diego Souza, e o centroavante invadiu a área pela ponta esquerda e chutou para boa defesa do goleiro Deivity. O Ypiranga até tentava responder, mas chegava sem perigo até a área gremista.
Os jogadores do time de Erechim devem ter se perguntado se o campo do CT Hélio Dourado, apesar do gramado em ótimas condições, tinha dimensões menores, tamanha a pressão que o Grêmio exercia. Nada disso. A equipe de Renato mostrou, apenas, que a parte física está em dia depois de longo período de treinamentos sem contato entre os atletas.
Apesar do domínio completo das ações, o time tricolor não conseguia tirar os gritos de "uuuh" dos torcedores sentados nos sofás de casa. O Grêmio tocava, cruzava, rondava a área do Ypiranga, mas Deivity não era exigido.
Tudo isso até que, aos 37 minutos, a equipe aproveitou o erro adversário para marcar. Everton recebeu na esquerda, levou a bola até o fundo e cruzou. O goleiro adversário espalmou para o meio da área, onde estava Diego Souza. O centroavante emendou um bonito voleio para marcar seu sexto gol na temporada e abrir o placar em Eldorado do Sul.
Mas a vantagem gremista não durou muito tempo. O Ypiranga foi ao ataque para buscar o empate ainda na etapa inicial. E conseguiu. Depois de grande chance defendida por Vanderlei aos 41 minutos, dois minutos depois o lateral-direito Muriel arriscou de muito longe. A bola ainda bateu na trave antes de entrar e igualar o marcador: 1 a 1.
O Grêmio ainda tentou marcar em cobrança de falta de Lucas Silva, defendida pelo goleiro. O jogo foi para o intervalo e os dois times voltaram sem mudanças. Nada de novo também nas posturas das equipes. O Tricolor pressionava, ficava próxima à área adversária, e até ameaçou com Lucas Silva e Everton, mas nada de a bola entrar.
Para buscar a vitória, Renato mandou a campo Luciano e Pepê aos 22 minutos do segundo tempo, nos lugares de Lucas Silva e Alisson. Dentro de campo, porém, as substituições não surtiram o efeito desejado pelo treinador. O Grêmio continuava perto do gol do Ypiranga, mas tinha dificuldade para infiltrar na defesa adversária e acabava abusando dos cruzamentos.
Apesar de grande chance de Matheus Henrique no fim, defendida por Deivity, a vitória não veio. Agora o Tricolor vai para a última rodada do returno enfrentar o Novo Hamburgo, na quarta-feira, para confirmar a liderança do grupo e a primeira posição geral da competição.
Gauchão - 5ª rodada (returno) - 26/7/2020, GRÊMIO 1 X 1 YPIRANGA
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann,Guilherme Guedes; Lucas Silva (Luciano, 22'/2ºT), Matheus Henrique; Alisson (Pepê, 22'/2ºT), Jean Pyerre, Everton; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi
Deivity; Muriel, Saimon, Diogo Silva, Henrique Ávila; Tárik, Clayton (Pedrinho, 39'/2ºT), Zotti (Fidélis, 27'/2ºT); Jean Silva (Fernandinho, 15'/2ºT), Neto Pessoa, Leilson (Reinaldo Dutra, 39'/2ºT)
Técnico: Paulo Henrique Marques
- GOLS: Diego Souza (G), aos 37 minutos, e Muriel (Y), aos 43 minutos do primeiro tempo
- CARTÕES AMARELOS: Zotti (Y) e Kannemann (G)
- ARBITRAGEM: Érico Andrade, auxiliado por Michael Stanislau e Luiza Reis
- Local: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul
Próximo jogo
Quarta-feira, 29/7/2020, 21h30min
NOVO HAMBURGO X GRÊMIO
Local indefinido - Gauchão