O nome de Renato Portaluppi surgiu em uma lista de possíveis candidatos a substituir o holandês Frank de Boer, demitido na última na sexta-feira (24), pelo Atlanta United, que perdeu seus três jogos na fase classificatória do MLS is Back, torneio que marcou o retorno do futebol nos Estados Unidos.
Desta forma, o site da liga norte-americana, o MLS Soccer, resolveu listar 10 nomes que poderiam ser contratados pela equipe que em 2018 conquistou o título da competição.
"É provavelmente a escolha mais criativa. Ele ainda tem contrato com o Grêmio até o fim do ano e nunca trabalhou fora do Brasil. Mas se o Atlanta puder esperar um tempo, pode valer a pena uma investida. Apesar do seu estilo descontraído com o grupo, ele mergulha nas táticas que se alinham bem com o modelo que o Atlanta United adoraria recuperar. Eu não saberia dizer se ele pode ser seduzido e nem se ele sabe falar inglês, mas é pra isso que existem as primeiras ligações", escreveu o jornalista Greg Seltzer, responsável pela matéria.
Mas a especulação não deve preocupar o torcedor do Grêmio no momento. Procurado, o empresário de Renato, Gerson Oldenburg, afirmou não ter sido contatado pelos dirigentes norte-americanos.
— Não recebi contato — disse em mensagem enviada à reportagem de GaúchaZH.
Ao ser questionado se seria do interesse de seu agenciado trabalhar nos Estados Unidos, Oldenburg manteve o tom da resposta anterior.
— Não posso achar por ele (Renato). Não sei o que te falar. Não recebi contato —voltou a dizer o agente.
A lista apresentada pelo MLS Soccer ainda tem os seguintes nomes: os argentinos Gabriel Heinze e Mauricio Pochettino; os espanhóis Domènec Torrent, especulado recentemente no Flamengo, e Aitor Karanka; o mexicano Javier Aguirre; o francês Patrick Vieira; os norte-americanos Pat Noonan e Ante Razov e Ezra Hendrickson, ex-treinador da seleção de São Vicente e Granadinas.