O Grêmio terá Renato Portaluppi na casamata pela quarta temporada consecutiva. O Tricolor anunciou a renovação de contrato do treinador na manhã desta quinta-feira (19) pelo Twitter. O vínculo do profissional com o clube gaúcho vai até o final de 2020.
Em sua terceira passagem como técnico do Grêmio, Renato conduziu o clube a levantar seis taças. As mais importantes foram a Libertadores de 2017, a Copa do Brasil de 2016 e a Recopa Sul-Americana de 2018. Ele ainda teve três conquistas estaduais, os Gauchão de 2018 e 2019 e a Recopa Gaúcha de 2019.
Com os seis títulos, Portaluppi está a um de igualar Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que conquistou sete taças em três passagens pelo clube. O treinador mais vencedor da história gremista ainda está um pouco distante. Nas décadas de 1950 e 1960, Oswaldo Rolla liderou o Tricolor nas conquistas de nove títulos.
Com a renovação, Renato aumenta ainda mais a diferença como técnico mais longevo do futebol brasileiro. Já são 1.187 dias do treinador à frente do Tricolor.
Neste quarto ano no comando do Grêmio, Renato terá o maior desafio em relação à renovação do elenco. Em 2019, o confronto da Libertadores deixou clara a distância do Tricolor para o Flamengo, o principal time do futebol brasileiro. Será preciso acertar em cheio nas contratações para que o Grêmio possa competir com os cariocas neste ano.
Em razão disso, Renato chegou a condicionar sua permanência à capacidade de investimentos do clube.
— Eu posso garantir: se eu ficar, é que o cinto não vai se fechar. Se se fechar, pode contratar outro treinador. Não vou ficar brigando para ficar lá atrás nas competições. Nasci para vencer e sempre vou fazer o meu grupo vencedor, mas para isso é preciso ter as peças — disse o treinador ao ser questionado sobre a possibilidade da direção "apertar o cinto" nos investimentos.
Junto com Renato, permanecerá no clube o auxiliar Alexandre Mendes. O primeiro compromisso do Grêmio em 2020 será a disputa da Recopa Gaúcha, em 19 de janeiro, diante do Pelotas. Neste jogo e nas primeiras rodadas do Gauchão a tendência é de que o Tricolor tenha um time de garotos comandado pelo técnico da equipe de transição, Thiago Gomes.