O Grêmio criou, martelou, mas não conseguiu vencer o Ypiranga no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na manhã de ontem. Porém, o empate em 1 a 1, pela quinta rodada do segundo turno do Gauchão, bastou para o time de Renato Portaluppi se garantir na semifinal da fase. Com 13 pontos, lidera o Grupo B e só pode ser ultrapassado pelo Caxias na quarta-feira. Caso mantenha a primeira posição (empate basta e até derrota pode servir, se o time grená não vencer o Ypiranga), o Tricolor pega o segundo do Grupo A no jogo único por vaga na final do turno — hoje o Novo Hamburgo, que duela ponto a ponto com o Juventude.
Apesar do placar, Renato elogiou a atuação da equipe. Segundo ele, os atletas criaram o suficiente para fazer mais gols, mas faltou tranquilidade para sair de Eldorado com a vitória.
— Criamos bastante, mas não tivemos a tranquilidade necessária para fazer o segundo gol. Não foi uma apresentação ótima, mas acho que merecíamos a vitória — afirmou Renato após o jogo.
O treinador elogiou o gramado do CT Hélio Dourado e agradeceu aos torcedores e funcionários do clubes, que transformou o local na casa improvisada do Grêmio. Isso porque foram colocadas diversas faixas no local, como é feito na Arena, além da instalação de caixas de som que reproduziam cânticos da torcida. Contudo, fez um apelo à prefeitura de Porto Alegre:
— O CT é muito bom, o gramado é muito bom, mas a gente não pode pensar em continuar jogando aqui quando tivermos a Arena. Acredito que, mais cedo ou mais tarde, a Arena será liberada, assim como o Beira-Rio. Não vejo por que o prefeito não liberar os nossos estádios. Está na hora. Não tem segurança maior do que na Arena e no Beira-Rio.
O certo é que, na próxima rodada, a última da fase de grupos do returno do Gauchão, o Grêmio enfrentará o Novo Hamburgo, na quarta-feira. O local ainda não foi definido. Para a partida, o time tricolor será diferente do que entrou em campo no Gre-Nal e também no duelo com o Ypiranga.
— Vou pensar bastante para o jogo de quarta-feira. Acredito que vamos ter algumas modificações, sim. Pelo desgaste dos últimos dois jogos e também porque preciso dar ritmo e observar alguns jogadores, garotos que vêm treinando bem. Com certeza algumas modificações serão feitas para poupar alguns jogadores e para observar outros — disse Renato.
Com o calendário cheio daqui para a frente, o treinador entende que é importante se concentrar em dois fatores: ritmo de jogo e desgaste físico. Por isso, aposta no rodízio da equipe que vai a campo, para deixar todos em condição de jogo sem sobrecarregar os atletas.
— Temos de pensar jogo a jogo. São quatro meses sem jogar. Precisamos dar ritmo para a equipe, mas não podemos forçar muito a barra, principalmente no clima que temos aqui no Rio Grande do Sul, em que em um dia faz 25°C e no outro 3°C, 4°C — destacou o comandante gremista.
Assim, a equipe que atuará diante do Novo Hamburgo poderá ter a presença de jovens como os volantes Lucas Araújo e Darlan e atacantes como Pepê e Isaque, aliados à experiência de atletas mais rodados como o goleiro Paulo Victor, os zagueiros David Braz e Paulo Miranda e até o meia Thiago Neves, que não iniciaram jogo neste retorno do futebol.
O que já se sabe é que haverá novidades, e os torcedores terão a chance de conferir o poderio do grupo gremista. Especialmente na temporada que terá acúmulo de jogos entre Gauchão, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.