Artilheiro do Grêmio nas últimas duas temporadas, Everton vive uma situação diferente neste ano: já são oito jogos sem balançar as redes. Depois de perder pênalti no Gre-Nal da última quarta-feira (22), o atacante passou em branco no empate com o Ypiranga, neste domingo (26). Porém, o camisa 11 segue contando com a confiança do treinador.
— O Everton já teve dias melhores, fases melhores, mas é o Everton. Mesmo não estando 100%, nos ajuda bastante e preocupa o adversário. Ele é muito marcado pelos adversários. Não desaprendeu a fazer gols. Quando pega a bola, já tem dois ou três marcadores em cima dele. Daqui a pouco ele reencontra o caminho do gol. O importante é que está se esforçando, está aqui com a gente e vamos precisar dele — disse Renato Portaluppi após a partida disputada em Eldorado do Sul.
Ao mesmo tempo em que vive um período de seca, Everton segue tendo seu nome especulado no mercado europeu. Na última semana, chegou se cogitar na imprensa portuguesa que o técnico Jorge Jesus teria o indicado ao Benfica. Renato, porém, não vê relação entre a seca de gols e o assédio de outros clubes.
— Eu converso com ele quase diariamente. Desde a época em que foi convocado para a Seleção, no ano passado, dou bastante conselhos para ele. É um jogador de nível de Seleção e futebol europeu. Muitos clubes procuraram o Grêmio e não se acertaram. Outras ofertas vão chegar, mas ele tem a cabeça boa. A hora dele vai chegar e, quando as três partes se acertarem, as coisas vão sair. Não adianta se precipitar e forçar uma barra, que não é o caso. Naturalmente, as coisas vão acontecer, mas não é por isso que ele não vem fazendo gols. Estamos tranquilos com o Everton — destacou o treinador gremista.
Mas, se o gols de Everton sumiram, apareceu a faceta goleadora de Diego Souza. Autor do gol gremista nesta rodada, o centroavante chegou a seis gols em 10 jogos, o que faz dele não apenas o artilheiro do Tricolor na temporada como também do Gauchão.
— O Diego foi um jogador que eu pedi para a diretoria e eles cederam. É um jogador importante, que sabe fazer gols. Não teve boa passagem por São Paulo e Botafogo, mas tem nos ajudado bastante. Cobro dos jogadores de frente para chegar na área e ajudar ele, porque muitas vezes fica sozinho contra os adversários. Quando tiver a chegada dos companheiros, as oportunidades vão continuar aparecendo e ele vai marcar gols. Essa parada não fez bem para ele, porque perde ritmo de jogo e já tem uma certa idade, mas ele vai nos ajudar muito — comentou Renato.