O Grêmio terminou sua participação na primeira fase da Taça Francisco Novelletto, o segundo turno do Gauchão, com empate por 0 a 0 com o Novo Hamburgo na tarde de quarta-feira (29). O time reserva gremista buscou o gol ao longo dos 90 minutos, mas não conseguiu balançar as redes na Arena Alviazul, em Lajeado.
O resultado serviu para o Tricolor terminar de forma invicta a fase classificatória, com quatro vitórias e dois empates em seis rodadas. Na semifinal, o adversário será novamente o Novo Hamburgo, que se beneficiou da derrota do Juventude para o Esportivo.
A primeira dúvida que surge para a semifinal é onde o jogo será disputado. O Grêmio ainda tem esperança de obter liberação para atuar na Arena. Se não conseguir o aval da prefeitura de Porto Alegre, Renato Portaluppi espera pelo menos que a partida ocorra no CT de Eldorado do Sul, onde o gramado tem bom estado.
— Há interesse de todo mundo para que a gente possa jogar na Arena. A gente deseja que o prefeito (de Porto Alegre) possa liberar a nossa Arena. Espero que haja bom senso, mas preciso me preocupar em treinar, em corrigir alguns erros que o nosso time tem apresentando. Temos encontrado gramados que não são os melhores. A gente entende o nosso clima do Rio Grande do Sul e não vai dar desculpa. Mas a gente espera poder jogar na Arena ou no nosso CT, que o gramado também é muito bom — afirmou.
Nessa quarta, o mau estado do gramado da Arena Alviazul foi um dificultador para Grêmio e Novo Hamburgo. Renato Portaluppi até amenizou os gols perdidos pelo centroavante Luciano em razão do estado do campo.
— Eu o cobrei no intervalo, mas vi que o lance perdido e, também no segundo tempo, a bola quicou pelas condições do gramado e foi pela linha de fundo. O Luciano errou, mas é um jogador do Grêmio. Pelo menos, ele estava lá. O jogador tem as oportunidades e sempre busca fazer o melhor. Infelizmente, às vezes não dá certo. Gol não é apenas o centroavante que perde, todos perdem — avaliou Renato, que elogiou o desempenho do Grêmio nos três jogos após a retomada do Gauchão:
— Não faltou luta. A equipe tentou, buscou. É lógico que poderia ter sido melhor em um outro gramado, mas deu para o gasto. O Grêmio se comportou bem nesses três jogos. Apesar de ter sido uma vitória e dois empates, o time foi bem. Eu avisei antes que essa retomada não seria fácil. O mais importante foi garantir a classificação em primeiro lugar para jogar a semifinal em casa e, se chegar à final, também em casa.
Busca por lateral e futuros de Thiago Neves e André
Apesar de Guilherme Guedes ter tido mais uma boa atuação diante do Novo Hamburgo, Renato Portaluppi reforçou seu desejo de contar com outro lateral-esquerdo no elenco. Ele citou a saída de Caio Henrique para justificar a necessidade de contar com três jogadores para a posição em razão da sequência partidas que o Grêmio terá até o final da temporada.
— A gente continua, sim, atrás de um lateral. A gente vai contratar, podem ter certeza. A diretoria e o presidente estão se mexendo. O Guilherme Guedes está bem, temos o Cortez, mas antes tínhamos também o Caio Henrique. Eram três. O Grêmio é grande e disputa muitas competições. Nós vamos precisar de outro lateral — pediu.
Renato Portaluppi falou ainda sobre o futuro de dois jogadores experientes do elenco. Fora da partida contra o Novo Hamburgo por um desconforto, Thiago Neves voltou a treinar e é visto como alternativa para reta final do Gauchão. O treinador gremista também revelou seu desejo de utilizar André caso o centroavante não acerte sua saída do clube.
— Eu já disse que o Thiago Neves vai jogar comigo. Ele vai voltar a ser aquele Thiago que a gente conhece. Podemos dizer que ele foi com muita "sede ao pote" na vontade de querer ajudar, nos treinos, mas ele vai voltar e vai nos ajudar — disse, antes de falar sobre André:
— Estou esperando o desfecho da questão do André. Se por acaso ele sair, temos de ir atrás de outro atacante. Se ele não sair, óbvio que será aproveitado. Vamos esperar a decisão da diretoria, torcendo para um final feliz.
O Grêmio volta a treinar nesta tarde no CT Luiz Carvalho. Com Thiago Neves recuperado, a única ausência para a semifinal deverá ser o lateral-esquerdo Cortez, afastado do elenco por ter se contaminado com covid-19. Ele fará novo exame na sexta para saber se está curado da doença.