Lançado por Felipão no Grêmio quando tinha 16 anos, capitão em seleções brasileiras de base, o meia Lincoln pode render um reforço aos cofres gremistas na janela de transferências da Europa. O jogador, vendido ao Santa Clara, da Ilha de São Miguel, nos Açores, se destacou muito em sua equipe no atual campeonato português e deve se transferir em breve. Além do mecanismo de solidariedade pela formação do jogador, o Grêmio ainda detém 20% dos direitos econômicos do atleta, segundo confirmação do presidente Romildo Bolzan Júnior.
A venda de Lincoln para o Santa Clara aconteceu no ano passado, depois do Grêmio tê-lo emprestado para o Rizerspor, da Turquia, em 2017 e para o América-MG em 2018. As atuações no certame português que vai para as últimas rodadas nas próximas semanas fizeram do meia o destaque de sua equipe. Em uma matéria sobre a sua ausência no último jogo contra o Benfica, o jornal A Bola o chama de “grande figura do Santa Clara nesta época”. Nesta partida, mesmo no Estádio da Luz, seu time venceu os donos da casa por 4 a 3. No campeonato o ex-gremista tem 24 atuações com um gol marcado e sete assistências.
Segundo Lucas Mineiro, empresário ligado ao grupo Traffic e que cuida dos interesses de Lincoln, é grande a probabilidade de uma negociação, já tendo havido sondagens de clubes médios da França e da Espanha, além de interesse do futebol grego.
- Proposta concreta ainda não houve nenhuma, até pela indefinição do mercado em função da pandemia, mas é quase certo que haverá um interesse formalizado para o clube.
A multa rescisória de Lincoln é de 15 milhões de euros. O mais provável para uma negociação, se acontecer, é um valor na casa dos 3 a 4 milhões. Havendo uma venda neste patamar, o Grêmio ficaria com até o equivalente a R$ 4,9 milhões pelo seu percentual e mais R$ 1,35 milhão pela formação, num total superior a seis milhões de reais. Da mesma maneira como acompanha muito atento a ida de Arthur, do Barcelona para a Juventus, o Presidente gremista Romildo Bolzan Júnior torce para que tal transação possa acontecer, mas garante não saber de nenhuma movimentação neste sentido:
- Sei que o garoto está bem lá. Ficamos apenas na espera. Que bom se houver uma valorização interessante pelo Lincoln.