Com sete titulares escalados pelo técnico Alexandre Guimarães, o América de Cali empatou em 1 a 1 o clássico contra o Deportivo Cali neste sábado (29), no último jogo antes da estreia na Libertadores, na terça-feira, contra o Grêmio. A atuação deixou a desejar — ainda mais porque o adversário ficou com um jogador a menos depois de uma expulsão no primeiro tempo. O América perdia até os 43 minutos do segundo tempo, mas chegou ao empate com gol de Carlos Sierra.
Cerca de 35 mil torcedores estiverem no Estádio Pascual Guerrero. Os colombianos são apaixonados pelo seu time. O clássico foi disputado com torcida única, portanto o vermelho foi a cor predominante da noite de sábado.
O destaque é para a turma que fica atrás do gol à direita das cabines de imprensa. Ali é colocada uma enorme faixa com a frase "La hinchada de los cantos". E neste setor, eles cantam mesmo. Do primeiro ao último minuto.
O ambiente é de pressão, mas a situação acaba sendo amenizada por causa da distância para o gramado, pois o estádio tem pista atlética. Inaugurado em 1937, o Pascual Guerrero foi sede dos Jogos Pan-Americanos de 1971.
Apesar de antigo, o estado de conservação é razoável. Outro detalhe importante é o gramado. Observando o jogo, é possível perceber que a bola rola com facilidade. A grama foi molhada duas vezes antes do confronto, tornando o jogo rápido.
Pelo que se viu, a questão extracampo não será problema para o Grêmio. O colombiano é apaixonado, mas respeitoso. O estádio oferece boas condições para o jogo desta terça-feira, na estreia gremista na Libertadores.