O Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou, em sessão extraordinária na noite desta terça-feira (26), a construção e colocação de um busto do cantor Lupicínio Rodrigues na esplanada da Arena. A homenagem póstuma ao compositor do hino gremista acontece junto com o lançamento do projeto "Clube de Todos", que pretende combater o preconceito racial e de gênero.
A sessão, presidida por Carlos Biedermann e Alexandre Bugin — presidente e vice, respectivamente —, contou com a presença dos 240 conselheiros. A homenagem a Lupicínio Rodrigues foi aprovada por aclamação. O busto ainda não tem prazo para ser construído ou inaugurado.
A Marcha do Cinquentenário
O hino do Grêmio foi composto por Lupicínio Rodrigues, à pedido do clube, em 1953. Os funcionários dos ônibus e bondes da Capital estavam em greve, e a caminhada da região onde atualmente é a Cidade Baixa até o estádio do Força e Luz, no bairro Santa Cecília, foi a inspiração que Lupi precisava.
O cantor escreveu a canção em um guardanapo do restaurante onde esperava amigos que iriam com ele, a pé, ver o jogo do Grêmio contra o Cruzeiro de Porto Alegre. A gravação foi feita em um estúdio da Rádio Farroupilha e estreou nas caixas de som do Estádio da Baixada em 16 de agosto. A intenção de Lupicínio, segundo o jornalista Marcello Campos, autor da biografia do compositor, era "criar algo que levantaria as multidões esportivas".
"Clube de Todos"
Além da aprovação da construção do busto de Lupicínio Rodrigues, o projeto "Clube de Todos" foi apresentado. A ideia é que se aproveite a estrutura de trabalho do Grêmio para desenvolver ações contra preconceitos raciais e de gênero. Um protocolo de intenções será assinado entre Grêmio e Defensoria Pública da União na próxima semana.