A eliminação para o River Plate na semifinal da Libertadores pelo segundo ano consecutivo deve trazer fortes consequências ao Boca Juniors. Uma delas é a provável saída do treinador Gustavo Alfaro, que comanda a equipe desde janeiro. E, segundo o jornal Olé, o clube cogita buscar um substituto estrangeiro — a lista de interesse incluiria até Renato Portaluppi, do Grêmio, e Luiz Felipe Scolari.
O Boca Juniors definirá o novo presidente em dezembro, e os candidatos já projetam nomes para o comando técnico. Gabriel Heinze, do Vélez Sarsfield, o ídolo Diego Maradona, atualmente no Gimnasia y Esgrima, e Ricardo Gareca, na seleção peruana, são alguns empregados cotados.
Com a dificuldade para encontrar um treinador argentino, começaram as especulações a respeito de uma opção de fora. O nome de mais peso seria o do português José Mourinho, sem time desde que foi demitido pelo Manchester United.
Ao citar os brasileiros, o Olé diz que "Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras (ele não está mais no clube desde setembro) e com passado na verde e amarela, é um técnico que sempre esteve na mira. E Renato Portaluppi, de grande trabalho no Grêmio, tampouco fica atrás". O aspecto financeiro é visto como um empecilho.
Renato tem contrato com o Grêmio até o final de 2019. No início do ano, o treinador chegou a considerar uma proposta do Flamengo, mas resolveu seguir em Porto Alegre.