É claro que a torcida do Grêmio gostaria de, neste momento, estar contando quantos dias faltam para a final da Libertadores. A goleada sofrida para o Flamengo fez o clube mudar os objetivos da temporada. Agora, a calculadora é usada para somar quantos pontos faltam para alcançar o G-6 do Brasileirão e, com isso, a classificação para o torneio sul-americano do ano que vem. Porém, não há motivos para se preocupar. Pelo menos, não na visão do técnico Renato Portaluppi.
— Eu garanto o Grêmio na Libertadores do ano que vem. Ou no G-4, ou no G-6. Garanto porque tenho confiança total no meu grupo. Aqui, não é o Renato que está bancando, é em nome do meu grupo. Porque eu conheço muito bem meus atletas, sei que eles são homens, pais de família — sentenciou ele após a vitória sobre o Botafogo.
Não é a primeira vez que o treinador faz promessas. E ele costuma pagar o que cumpre. Relembre os outros casos:
"É mais fácil o mar secar"
Depois de uma má largada com o time de transição, o Grêmio ocupava a zona de rebaixamento do Gauchão de 2018. Após derrota para o Veranópolis, o comandante foi questionado se o clube corria riscos de cair para a segunda divisão estadual.
— É mais fácil o mar secar. O dinheiro é seu. O Grêmio vai se classificar. Não tem problema nenhum. Infelizmente, é o preço que o Grêmio pagar por ter sido campeão da Libertadores e ido para o Mundial. Vocês querem que o time volte aos treinos, treine um pouquinho e vença todo mundo? Ninguém faz milagres. Nós somos culpados por termos ido à final em Abu Dhabi. Agora, se as pessoas que fazem o campeonato pensassem um pouquinho, poderiam retardar ele, né. Mas o Grêmio depende de si próprio, e vamos alcançar sem problema algum — avisou.
De fato, o Tricolor não apenas passou de fase como, no final, conquistou a taça diante do Brasil-Pel.
"O Grêmio vai classificar na Libertadores"
As primeiras atuações do Grêmio na Libertadores deste ano assustaram. Com um ponto conquistado nas três rodadas iniciais, a classificação às oitavas de final começou a ser colocada em dúvida. Porém, a conquista do título gaúcho sobre o rival Inter, nos pênaltis, motivou o treinador a fazer uma nova promessa nos microfones.
— O Grêmio vai classificar. Nós jogamos duas partidas pela Libertadores e não fomos tão bem. Falei para o presidente que nós iríamos classificar. O Grêmio irá classificar — declarou à época.
Enfim, foi o que aconteceu. Com três vitórias no segundo turno, a equipe passou pela fase de grupos.
"O Grêmio vai decolar no Brasileirão"
Com muitos desfalques e poupando titulares em algumas rodadas, o Tricolor não teve um bom início de Brasileirão em 2019. Chegou a figurar, inclusive, na zona de rebaixamento. Nada tirou o sono do treinador que fazia garantias de um melhor desempenho após a parada para a Copa América.
— Foram resultados normais, empatar com Avaí e Corinthians fora de casa. Daqui a pouco, o Grêmio vai decolar. Os outros, eu não sei. O Grêmio vai embora — comentou depois de um 0 a 0 com o Corinthians, em São Paulo — O lugar do Grêmio é lá em cima, não tenho dúvida alguma. Meu time é o melhor do Brasil. Se as pessoas não concordam, eu respeito. Nos últimos anos, o Grêmio conquistou seis títulos. Mas não dá para ir bem em todos jogos — concluiu.
"O Corinthians vai despencar"
Renato também fez promessas que não conseguiu cumprir, mas que não competiam a ele. Em meio ao Brasileirão de 2017, o treinador garantiu que o time de Fábio Carille não aguentaria em alto nível e perderia a liderança. A situação, contudo, não aconteceu. No final, o Corinthians foi campeão nacional.