Renato Portaluppi garantiu que o Grêmio jogará a Libertadores de 2020. O Tricolor terá mais 10 partidas para conseguir a classificação terminando o Brasileirão dentro do G-4 ou G-6. Caso o Flamengo seja campeão, outra vaga se abre. O técnico concedeu entrevista coletiva após a vitória gremista por 3 a 0 sobre o Botafogo, neste domingo (27), na Arena.
— Eu garanto o Grêmio na Libertadores do ano que vem. Ou no G-4, ou no G-6. Garanto porque tenho confiança total no meu grupo. Muitas vezes houve a dúvida por parte da imprensa. Ano passado, mesmo, quando ganhamos o estadual, muita gente achava que o Grêmio ia cair pra segunda. No momento que eu banco, aqui, não é o Renato que está bancando, é em nome do meu grupo. Porque eu conheço muito bem meus atletas, sei que eles são homens, pais de família — cravou Portaluppi.
O treinador também comentou o momento de volta por cima pelo qual o Grêmio atravessa, após perder a semifinal para o Flamengo por 5 a 0 na última quarta-feira (23). Para o comandante tricolor, tristeza não pode abalar rendimento do time em campo.
— Era importante levantar a cabeça do meu grupo, dar moral para eles. Foi o que fiz desde a volta do Rio de Janeiro. Nós continuamos tristes. Mas a vida segue. O futebol te proporciona entrar em campo a cada 3 ou 4 dias e reverter. Então, nós viramos a página — declarou Renato, e ponderou:
— Aprendemos com os erros. Sabemos que estivemos muito abaixo daquilo que sabemos produzir. Agora temos o compromisso de colocar o Grêmio na Libertadores do ano que vem. E o objetivo é esse, não adianta ficar lamentando.
Renato admitiu que derrotas fazem parte da trajetória, mas que goleada no Maracanã surpreendeu. Ele voltou a elogiar seu grupo de jogadores enaltecendo que a garantia de classificação para a Libertadores do ano que vem passa pela qualidade deles:
— Nós vamos ser nocauteados de vez em quando. Lógico que não gostaríamos, nem imaginávamos, que ia ser daquela maneira que foi contra o Flamengo. Foi um acidente muito sério no nosso trabalho. Mas não podemos colocar em dúvida a capacidade desse grupo. É isso que eu sempre falo para vocês. Quando eu banco aqui alguma coisa, eu banco sabendo que eu tenho esse grupo que está sempre do meu lado, e estou sempre do lado deles. Conheço muito bem e sei da capacidade deles.