Não é exagero afirmar que a base gremista tem mantido as esperanças da torcida do Grêmio no Brasileirão. A equipe de Renato Portaluppi demorou a arrancar na competição, chegou a deixar os tricolores tensos ao entrar no Z-4, mas contou com os guris para sair da incômoda situação.
Das quatro vitórias da equipe no Brasileirão, três saíram dos pés de Pepê e Jean Pyerre — oriundos das categorias base. Apenas no 1 a 0 contra o Atlético-MG, pela sexta rodada, o gol decisivo não foi marcado por um prata da casa. Na ocasião, Felipe Vizeu garantiu os primeiros três pontos do time no torneio.
As vitórias do Grêmio no Brasileirão, até o momento:
- 6ª rodada — Grêmio 1x0 Atlético-MG (Vizeu)
- 8ª rodada — Grêmio 1x0 Fortaleza (Pepê)
- 9ª rodada — Botafogo 0x1 Grêmio (Jean Pyerre)
- 10ª rodada — Grêmio 2x1 Vasco (Pepê, duas vezes)
Ao todo, desde o início da temporada, o Grêmio soma 19 vitórias em 36 jogos. Sendo que em 12 partidas, os guris tiveram participação direta. Números que fazem a direção gremista repensar em realizar gastos astronômicos em busca de peças imediatas. De acordo com o presidente Romildo Bolzan, a reformulação "por dentro" deve ser apostada.
— Estamos visualizando um time para 2020, 2021, 2022. Estamos fazendo a renovação por dentro. São jogadores que estão na titularidade e outros que estarão em seguida. Essa transição precisa ser percebida — analisa Bolzan.
A artilharia do Grêmio no Brasileirão é de Everton e Pepê, com três gols cada. Jean Pyerre é vice-artilheiro, com dois. Mas não é só no ataque que Renato deposita sua confiança nos jovens. Após viver dias complicados na zaga, o treinador achou em Rodrigues um substituto à altura. Além dele, o volante Matheus Henrique é destaque no meio-campo.
Outros nomes tão são lembrados pelo comandante, Da Silva e Patrick ganham oportunidades. É a transição gradual mesclada com experiência que Renato defende no Tricolor.
— É importantíssimo ter experiência e juventude. Todo clube gostaria de três coisas: formar jogadores, vender atletas e ganhar títulos. São três coisas fundamentais, e a gente consegue fazer as três aqui no Grêmio — afirmou Renato.
Confira os jogadores alçados da base gremista ao time profissional:
- Goleiros: Brenno e Phelipe Megiolaro
- Zagueiro: Rodrigues
- Volantes: Matheus Henrique e Darlan
- Meias: Jean Pyerre e Patrick
- Atacantes: Da Silva, Guilherme Azevedo, Luan, Everton, Vico e Pepê