O Grêmio fez valer o fator local neste sábado (25) e, enfim, deu início à decolagem falada por Renato Portaluppi no Campeonato Brasileiro. Fazendo a sua melhor partida na competição, dominando o jogo quase que o tempo todo, o Tricolor venceu o Atlético-MG por 1 a 0, com gol de Felipe Vizeu, e vai dormir fora da zona de rebaixamento. O time gaúcho ainda perdeu um pênalti, com André, no fim do primeiro tempo e finalizou incríveis 25 vezes ao longo dos pouco mais de 90 minutos.
A surpresa começou na escalação, quando Renato promoveu a estreia do zagueiro Rodriguez, 21 anos, entre os profissionais do Grêmio. Assim, Michel foi o substituto do suspenso Matheus Henrique como volante, ao lado de Maicon. Tardelli começou no banco, com o quarteto ofensivo formado por Alisson, Jean Pyerre, Everton e André.
Foi com eles que o Tricolor começou bem a partida. A primeira chance de gol saiu aos três minutos. Depois de uma sequência de passes pelo lado direito, Léo Gomes escorou para Maicon, que bateu forte, no canto, e obrigou Victor a espalmar para escanteio.
Na sequência da jogada, a bola foi alçada para dentro da área e a torcida protestou um pênalti em Geromel, que teria sido empurrado antes de Everton chutar para fora. O árbitro aguardou o VAR analisar o lance antes da cobrança do tiro de meta, mas não foi marcada a infração.
Essa sequência ofensiva dos donos da casa era o presságio de um primeiro tempo de pressão tricolor. Para tentar abrir o placar, o Grêmio rodava a bola de um lado para outro em busca de espaços. Nos primeiros 15 minutos de jogo, era ataque contra defesa. A equipe gaúcha tinha a bola e tentava encontrar uma brecha, mas encontrava um Galo bem fechado, que não permitia ao Grêmio chegar com mais perigo.
O Atlético-MG atacou com perigo pela primeira vez no erro de Paulo Victor, aos 16 minutos. O goleiro saiu jogando errado e possibilitou que o colombiano Chará invadisse a área e chutasse com a perna esquerda. O goleiro gremista se redimiu fazendo a defesa com tranquilidade.
Aos 17 minutos, novo pedido de pênalti por parte do Grêmio. Everton foi para cima da defesa do Galo e acabou no chão ao tentar driblar o lateral-direito Patric. O árbitro, mais uma vez, aguardou a equipe do VAR analisar o lance. De novo, nada foi marcado.
Três minutos mais tarde, o Grêmio teve uma falta pelo lado direito de ataque. Jean Pyerre jogou na área e Alisson cabeceou para ótima defesa de Victor, que espalmou para fora. Esse foi o quinto escanteio para o Tricolor, que não soube aproveitar as cobranças.
O jogo passou a ser lá e cá. No lance seguinte, o Atlético-MG teve a sua oportunidade mais clara para marcar. Patric cruzou para Luan, que chegava na segunda trave. Ele chutou de primeira e Paulo Victor fez uma boa defesa, evitando o que seria o gol do Galo.
A resposta tricolor foi rápida. Juninho Capixaba cruzou rasteiro e Jean Pyerre teve uma chance incrível, quase dentro da pequena área, mas finalizou com a perna esquerda para fora. Mais tarde, aos 29, mais uma boa chegada gremista. Desta vez foi André quem chutou para nova defesaça de Victor.
No fim do primeiro tempo, a grande polêmica do jogo: o Grêmio balançou as redes com Geromel, aos 41 minutos. O zagueiro concluiu para dentro depois de um cruzamento de escanteio. O gol, no entanto, foi invalidado pelo árbitro Rafael Traci após revisar o lance na tela do VAR. Ele assinalou pênalti do volante Zé Welison, que colocou a mão na bola. Na cobrança, André correu vagarosamente e chutou para fora, à direita do gol de Victor. E assim, sem gols, terminou um ótimo primeiro tempo gremista, que só não conseguiu tirar o 0 a 0 do placar.
Já no intervalo, Renato fez duas mudanças: sacou André e Alisson e colocou Felipe Vizeu e Diego Tardelli em campo. E as alterações deram certo. Logo no primeiro minuto da etapa final, escanteio para o Grêmio. Da direita, Jean Pyerre cruzou, a bola foi desviada e sobrou para Vizeu chutar forte, com a perna esquerda, para o fundo do gol: 1 a 0.
A sequência do segundo tempo foi de ataques para ambos os lados. O Grêmio mantinha o controle da bola, mas o Atlético-MG tentava escapar em velocidade com mais frequência. Uma nova chance de gol, no entanto, foi sair apenas aos 20 minutos. Juninho Capixaba cruzou, Jean Pyerre escorou e Tardelli finalizou forte, mas Victor salvou o Galo.
A partir dos 25 minutos, o time mineiro tentou avançar suas linhas e atacar o Grêmio. Chegou com perigo em pelo menos dois lances, mas não conseguiu superar a defesa tricolor.
O Grêmio ainda teve as suas chances de marcar em contra-ataques, mas desperdiçou. O certo é que, com o resultado, o time de Renato sobe três posições na tabela e dorme fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com cinco pontos. A equipe ainda pode ser ultrapassada no complemento da rodada por Chapecoense, Avaí e CSA, que jogam no domingo.
BRASILEIRÃO — 6ª RODADA — 25/5/2019
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Gomes, Geromel, Rodriguez e Juninho Capixaba; Michel, Maicon (A); Alisson (Tardelli, int), Jean Pyerre (Thaciano, 33'/2º) e Everton; André (Vizeu, int).
Técnico: Renato Portaluppi
ATLÉTICO-MG: Victor; Patric (A), Léo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Nathan, 38'/2º) (A), Jair; Cazares (Geuvânio, 18'/2º) (A), Chará, Luan (A) (Bruninho, 24'/2º); Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana
Gol: Felipe Vizeu (G), a 1 minuto do segundo tempo.
Arbitragem: Rafael Traci, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Carlos Berkenbrock (trio catarinense)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Público: 15.450 pessoas (13.714 pagantes)
Renda: R$ 444.432
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
PRÓXIMO JOGO —COPA DO BRASIL
Grêmio x Juventude
Quarta-feira, 29/5 — 21h30min