O Grêmio foi condenado pelo ato de injúria racial de torcedores contra o atleta Yony González, do Fluminense, no jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Por quatro votos a um, os auditores da 5ª Comissão Disciplinar do STJD decidiram por responsabilizar o clube pelo fato. A punição será uma multa de R$ 30 mil. A Procuradoria deverá recorrer ao Pleno, e o clube também deverá recorrer.
A denúncia foi feita por meio de um vídeo que circulou nas redes sociais, que sugere ato de injúria racial no momento do quinto gol da equipe carioca, marcado pelo atacante Yony González. Nas imagens publicadas pela TV oficial do Fluminense no YouTube, internautas afirmaram ter ouvido uma mulher chamando o colombiano de "macaco".
Como não foi identificada uma uniformidade nas ofensas por mais torcedores e foi considerado um caso isolado, a perda de pontos ou mando de campo não se aplicariam como pena. A defesa gremista alegou que não havia prova cabal para a condenação.
O Fluminense não entrou no processo como parte interessada por ter considerado não ter sido um ato da instituição, mas algo individual da torcedora. Depois da Procuradoria e do Grêmio recorrerem da decisão, o caso será julgado novamente no Pleno.