A tão aguardada estátua de Renato Portaluppi está próxima de ser concluída e inaugurada. Pelas mãos dos artistas Theo Felizzola, Iouri Petrov e Jamil Fraga, a obra que eternizará o ídolo do Grêmio está na fase de acabamentos e detalhes. Iniciada ainda no ano passado, a escultura passou por diversos processos avaliados pela comissão designada para acompanhar o andamento do projeto e teve olhares atentos do técnico gremista desde o princípio.
Depois da vitória por 4 a 0 sobre o São Luiz, na Arena, Renaro Portaluppi confirmou que a estátua será inaugurada no dia 25 de março.
Em nota publicada no site oficial, o clube já havia informado que a obra será concluída em março deste ano. Ao todo, a estátua de bronze terá quatro metros de altura, incluindo um pedestal que servirá de base para o monumento. Antes de ser esculpida, ela passou por processos de conclusão de pose em argila e outros materiais maleáveis e de confecção de moldes de cerâmica.
A homenagem a Renato Portaluppi, herói dentro de campo nas conquistas da Libertadores da América e do Mundial de Clubes em 1983 e como técnico nas conquistas recentes do Grêmio — Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017) e Recopa (2018) —, ainda não tem um dia definido para ser inaugurada.
A estátua ficará exposta na Esplanada da Arena e terá um brasão colocado em sua base com o registro atual do rosto de Renato.