Mesmo que tenha ficado em um empate em 1 a 1 nesta quarta-feira, contra o Aimoré, em São Leopoldo, e possa perder a liderança do Gauchão para o Inter nesta quinta, o Grêmio deixou o gramado acidentado do Estádio Cristo Rei com algo a comemorar. A atuação do lateral-esquerdo Juninho Capixaba, autor do gol tricolor, foi um dos destaques da partida. Com dois gols, ele virou o artilheiro do Gauchão.
O bom desempenho do jogador neste início de temporada rendeu elogios do técnico Renato Portaluppi, que destacou o esquema de proteção defensiva criado para liberar o jogador ao ataque.
— Que ele continue assim. Sempre dou essa liberdade aos laterais para que eles possam avançar e entrar na diagonal. Ele (Capixaba) faz bem isso — disse o técnico, que completou: — Temos uma jogada de proteção. Tanto que ele chega na frente toda hora. Quando ele avança, os companheiros sabem o que fazer. É por isso que ele cria chances, ele sabe que estará protegido lá atrás.
Com cinco gols marcados em sete jogos vestindo a camisa do Grêmio, Capixaba fez com que a direção tricolor já tenha aberto negociações com o Corinthians para sua permanência. Ainda que possa pagar os R$ 5 milhões que o clube paulista deseja para vendê-lo em definitivo, o clube gaúcho tentará, em um primeiro momento, estender seu empréstimo que encerra em maio.
— Está dentro do nosso orçamento (cláusula de compra). Se for de nosso interesse, podemos exercer a opção depois, está em contrato. Mas também podemos pedir a prorrogação — explica o diretor de futebol Deco Nascimento.
A boa fase de Capixaba, inclusive, fez a direção frear a busca de novos nomes no mercado. Ainda que Emmanuel Mas, do Boca Juniors, tenha sido tentado recentemente, a boa resposta do lateral de 21 anos deve fazer o clube investir em sua permanência. Após o jogo contra o Aimoré, Capixaba disse se preocupar somente com sua situação dentro de campo.
— Não me envolvo (com as negociações), deixo isso com meu agente. Tanto ele quanto o Grêmio têm tranquilidade para tratar deste assunto. Quando chegar algo concreto, abro para vocês — destacou o lateral.