O Grêmio está otimista para fechar a contratação do lateral-esquerdo Emmanuel Mas, de 29 anos, do Boca Juniors. O jogador viria por empréstimo até o final de 2019 com direitos fixados para compra. O clube gaúcho fez proposta na casa de US$ 400 mil (R$ 1,5 milhão) aos argentinos para obter a liberação do atleta.
Sonho antigo da direção, Mas já foi tentado em 2016. Na época, estava vinculado ao San Lorenzo, clube no qual se destacou no título da Libertadores em 2014.
O negócio na ocasião não avançou por conta do desejo do lateral em atuar no futebol europeu. Tanto que, no início de 2017, foi vendido ao Trabzonspor, da Turquia. Mas, como não se adaptou na Europa, acabou voltando à Argentina no início desse ano, quando foi comprado pelo Boca Juniors.
A liberação do jogador seria facilitada, segundo o jornalista César Luis Merlo, do canal de TV argentino TyC Sports, pelo fato de que o Boca já conta com Lucas Olaza e Frank Fabra como primeiras opções para a lateral esquerda. Ao ceder Mas ao Grêmio, o clube argentino espera valorizá-lo para lucrar com uma possível venda no futuro.
A direção do clube gaúcho espera um desfecho positivo do negócio em breve. É remota, contudo, a possibilidade de que Mas já se apresente junto ao grupo em 3 de janeiro, quando se iniciará a pré-temporada. Como integrou a delegação do Boca que disputou a final da Libertadores contra o River Plate, em Madri, em 9 de dezembro, o jogador está em férias.
A partir do desfecho das tratativas, o atleta ainda teria de lidar com questões burocráticas, como o pedido de visto de trabalho no Brasil e também sua mudança de Buenos Aires, o que dificilmente se resolverá em menos de sete dias.
— Temos boas chances de concluir a negociação até o fim da semana — admite um dirigente do Grêmio.