O time alternativo do Grêmio deixou escapar dois pontos, nesta quarta-feira (23), em São Leopoldo. Mesmo superior, a equipe de Renato Portaluppi empatou em 1 a 1 com o Aimoré, gols de Juninho Capixaba e Gian, e chegou aos quatro pontos na tabela. Ainda assim, pode perder a liderança para o Inter na quinta-feira (24), no complemento da segunda rodada. O próximo compromisso tricolor será na segunda-feira (28), contra o Juventude, na primeira partida que ocorrerá na Arena neste ano.
Enquanto alguns torcedores gremistas eram obrigados pela Brigada Militar a tirarem a camisa do clube antes de ingressarem no Estádio Cristo Rei, por conta da determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que proibiu a presença da torcida visitante nos dois primeiros jogos do time no Gauchão, o técnico Renato Portaluppi surpreendia ao anunciar a escalação que enfrentaria o Aimoré.
Dois jogadores que eram cotados para iniciar o jogo, Marinho e Thonny Anderson, ficaram no banco de reservas. Assim, o treinador optou por dar oportunidade a Vico, como meia pelo lado direito, e a André, no comando do ataque.
— O André é da posição, o Vico treina bem desde o ano passado. Estou colocando sangue novo, é sempre bom dar uma renovada na equipe — justificou Renato.
As novidades na escalação gremista, contudo, tiveram dificuldades contra o bem postado Aimoré. Como a equipe de São Leopoldo deixava poucos espaços na defesa, o Grêmio necessitava dos passes precisos de Jean Pyerre para chegar ao ataque. Assim foi aos seis minutos, quando o meia lançou Pepê pela esquerda, que cruzou na área. Após corte da zaga, Matheus Henrique pegou o rebote, mas a finalização saiu fraca, nas mãos do goleiro Marcelo Pitol.
A boa marcação do Aimoré fez com que Jean Pyerre tivesse de recuar praticamente ao campo de defesa para buscar a bola. No entanto, o bloqueio feito pela equipe da casa dificultava as investidas tricolores. Assim, o time de Renato teve de recorrer ao jogo aéreo. Aos 29, quase deu certo: Paulo Miranda aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou com perigo, ao lado do gol.
A dobradinha Vico e André quase gerou gol aos 31. O meia avançou pela direita e lançou Leonardo, que invadiu a área e cruzou na medida para André, que enquadrou o corpo e mandou um voleio no travessão. O gol veio logo em seguida. Aos 33, Jean Pyerre deu passe primoroso a Juninho Capixaba, que ganhou a dividida com o zagueiro Renato e tocou na saída de Pitol para marcar seu segundo gol neste Gauchão.
Confiante, o Grêmio seguiu atacando. Aos 37, recebendo outro passe de Jean Pyerre, Leonardo avançou pela direita e cruzou para Rômulo emendar de primeira por cima do gol. Aos 39, foi a vez de Vico, que dominou a bola na intermediária e arriscou chute que passou à direita de Pitol.
Antes do intervalo, no entanto, o Grêmio foi surpreendido por uma cobrança de falta. O lateral-direito Gian mandou um chute forte, de longe, e o goleiro Paulo Victor, talvez traído pela má iluminação e pela trajetória da bola, demorou a pular e viu a bola morrer no seu canto direito: 1 a 1.
— Não consegui chegar na bola — admitiu o goleiro a caminho do vestiário.
Sem mudanças para o segundo tempo, o Grêmio tentou avançar ao ataque para garantir a vitória. Aos dois minutos, Capixaba avançou até a ponta esquerda e cruzou para André, que caiu na área em dividida com a zaga e pediu pênalti. A arbitragem nada marcou.
O time de Renato Portaluppi voltou a criar chance aos sete: Jean Pyerre cobrou falta e a bola passou por toda a área até chegar a Capixaba. Mas o lateral goleador, ainda que tivesse esticado a perna, mandou a conclusão para fora.
O Aimoré se fechou ainda mais na defesa para segurar o ímpeto do Grêmio. Assim, Renato decidiu mandar Marinho a campo na vaga de Vico para abrir a retranca capilé. O atacante, instantes depois, fez belo cruzamento da direita para Paulo Miranda, que tentou cabeceio de peixinho na área, mas não conseguiu alcançar a bola.
Para mudar o panorama da partida, Renato ainda tentou mais duas modificações. Trocou André por Thonny Anderson e Romulo por Lincoln. Aos 33, saiu dos pés de Lincoln uma ótima chance de gol. O meia cruzou rasteiro da esquerda para Marinho, que, na marca do pênalti, mandou chute mascado, para fora. Com o empate, o Grêmio pode perder a liderança do Gauchão nesta quinta-feira (24).
GAUCHÃO - 2ª RODADA - 23/1/2019
Aimoré: Marcelo Pitol; Gian, Renato, Douglão e Henrique Ávila; Toto, Diguinho, Elias (Parrudo, 41'/2ºT) e Marco Antônio; Canhoto (Gustavo Xuxa, 36'/2ºT) e Ricardo Verza (Brandão, 17'/2ºT).
Técnico: Gelson Conte.
Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Capixaba; Romulo (Lincoln, 32'/2ºT) e Matheus Henrique; Vico (Marinho, 17'/2ºT), Jean Pyerre e Pepê; André (Thonny Anderson, 28'/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi.
Gols: Juninho Capixaba (G), aos 33 min, e Gian (A), aos 43min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Henrique Ávila, Elias e Marco Antônio (A), e Juninho Capixaba (G).
Arbitragem: Daniel Bins, auxiliado por Michael Stanislau e Maíra Moreira.
Local: Estádio Cristo Rei, São Leopoldo.
PRÓXIMO JOGO - GAUCHÃO
Segunda-feira, 28/1, 20h
Grêmio x Juventude