A classificação matemática do Grêmio à Libertadores 2019, seja diretamente na fase de grupos ou, na pior das hipóteses, na de mata-mata, a partir de fevereiro, será o sinal verde para que Renato Portaluppi comunique sua decisão de renovar contrato com o clube.
Em conversas informais, o técnico já reafirmou seu desejo de ficar por mais uma temporada. O avanço nas negociações entre Abel Braga e o Flamengo também facilita o acordo.
Renato já tem em mãos a proposta salarial do Grêmio. Dentro de um envelope, ela foi entregue ao próprio treinador dia 8 pelo executivo André Zanotta. Seria entregue um dia antes pelo próprio presidente Romildo Bolzan Júnior, mas não houve tempo, porque o técnico precisou deixar mais cedo o CT Luiz Carvalho para ir ao dentista. O novo vínculo tem duração até 31 de dezembro de 2019, contempla um reajuste em relação ao valor pago atualmente e, como das outras vezes, não contém multa rescisória. Ao receber a proposta, Renato disse que precisaria pensar antes de responder.
— Ele pediu um tempo, quer se concentrar nos jogos. Ele realmente tem vontade de ficar, mas, antes, gostaria de saber se o Flamengo faria ou não uma oferta — diz uma fonte da direção consultada por Zero Hora, otimista quanto a um acordo.
Enquanto prepara seu time para a partida contra o São Paulo, Renato faz contas. Sua projeção é de obter seis pontos nos dois próximos jogos, para que a vaga no G-6 seja garantida de forma matemática domingo, na Arena, frente a Chapecoense - ainda que também seja possível confirmar a classificação quinta-feira, no Morumbi.
A partir de então, estará livre para anunciar sua decisão, possivelmente em uma entrevista coletiva. Foi o que fez em abril, logo após a decisão do Gauchão, recusando, em nome de projetos como a conquista do tetracampeonato da Libertadores, uma oferta salarial superior a R$ 1 milhão por mês feita pelo Flamengo. Tão logo tenha a resposta, o clube poderá partir em busca de reforços.
— Só esperamos a definição de Renato para definir o elenco. Serão contratações pontuais, que exigirão muita criatividade — explica Cláudio Oderich, um dos integrantes do Conselho de Administração, acrescentando que, apesar de ser inferior à atual, a previsão orçamentária para 2019 reserva uma significativa margem para investimento em futebol. Antes do anúncio, o orçamento para o próximo ano será apreciado pelo Conselho Deliberativo.
Nos planos do Flamengo, o técnico Abel Braga já definiu qual o primeiro jogador a quem dará chance caso seja contratado. Trata-se do centroavante Henrique Dourado, atualmente sem espaço na equipe carioca. Em 2016, quando comandava o Fluminense, o treinador apostou no atacante, que, contratado para o lugar de Fred, hoje no Cruzeiro, não correspondia dentro de campo.
— Dei cinco jogos de sequência e no terceiro ele já começou a engatar. É confiança — resumiu Abel, em entrevista ao canal ESPN.
Segundo o técnico, Henrique Dourado precisa contar com a mesma sequência no Flamengo para ser reabilitado. Abel, contudo, ainda não confirma o acerto. Diz que, pela primeira vez em sua carreira, conta com um procurador, que é seu filho, o ex-jogador Fábio Braga.
— Ele não me falou nada (sobre propostas). Às vezes, manda uma letrinha, diz que falaram alguma coisa. Eu respondo:" você tem que ir lá e resolver".
Abel é o primeiro nome da lista de Ricardo Lomba e Rodolfo Landim, que se enfrentarão na eleição a presidente do Flamengo, marcada para 8 de dezembro.