O Grêmio planeja promover para o próximo ano pelo menos um zagueiro do grupo de transição. Titulares da equipe do técnico Thiago Gomes, Derlan e Rodrigues são os principais candidatos. Esta é uma das alternativas do clube para suprir a carência numérica que existe atualmente na posição. Além disso, mais um defensor será contratado.
— Estamos com esse projeto de amadurecer os zagueiros. É uma posição em que se demora um pouco mais para pegar experiência, pois ali não se pode errar, assim como o caso de um goleiro. Então, é normal o processo demorar um pouco mais. O Derlan e o Rodrigues formam a dupla de zaga titular (do time de transição). Nos últimos jogos, a nossa defesa não vem tomando gol. Acredito que, para a temporada que vem, poderemos ajudar o Grêmio colocando um zagueiro no grupo principal — explica o técnico do grupo de transição, Thiago Gomes.
Derlan tem 22 anos, e Rodrigues, 20. Ambos já completaram o elenco principal de Renato Portaluppi em algumas oportunidades, mas ainda não foram promovidos em definitivo.
Como Bressan está sendo preservado em função da falha na semifinal da Copa Libertadores, hoje Renato possui apenas três zagueiros de ofício no grupo à disposição: Pedro Geromel, Kannemann e Paulo Miranda, com a possibilidade de improvisar o lateral Marcelo Oliveira. Para o próximo ano, além da promoção de Derlan ou de Rodrigues e da contratação de um novo defensor, o Grêmio terá também Rafael Thyere, que voltará de empréstimo da Chapecoense.