Na véspera do duelo decisivo entre Grêmio e River Plate, pela Copa Libertadores, o jornal Clarín, da Argentina, publicou um perfil do técnico Renato Portaluppi. O periódico relembrou a vitoriosa carreira do profissional como jogador e treinador, mas também citou episódios polêmicos, como um suposto hábito de "chegar bêbado aos treinos".
A reportagem inicia lembrando uma declaração de Renato feita em 2013, quando disse que jogava mais do que Cristiano Ronaldo. A publicação reproduziu outras frases e fatos polêmicos da vida do técnico, como já ter mantido relações sexuais com cinco mil mulheres e também o corte da Seleção Brasileira por indisciplina, antes da Copa do Mundo de 1986.
Ao falar sobre a carreira de Renato na Europa, onde defendeu a Roma, o Clarín reproduziu uma polêmica declaração do ex-capitão do clube italiano Giuseppe Giannini.
"Sua estadia na Roma durou apenas uma temporada (1988-89). Apesar de ser chamado de Ruud Gullit branco, teve que retornar (ao Brasil). 'Nos meus 16 anos no clube, ele foi o único jogador que eu vi chegar bêbado a um treinamento, contou uma vez Giuseppe Giannini", escreve o jornal.
O perfil feito pelo periódico argentino, no entanto, não fala só de polêmicas. O texto relembra os grandes feitos de Renato como jogador, como a conquista da Libertadores da América em 1983 e os seus dois gols na final do Mundial do mesmo ano, contra o Hamburgo. Além disso, o técnico é descrito como um "Deus para os gremistas" e um "carrasco de argentinos", pelas suas vitórias recentes contra Lanús, Independiente, Godoy Cruz, Atlético Tucumán e Estudiantes, todas como treinador gremista.
"Renato ganhou o amor eterno dos torcedores do Grêmio, que o tinham como uma espécie de semideus, até que o converteram em Deus, logo que ganhou a Copa Libertadores também como técnico, no ano passado, ao derrotar o Lanús na final, tornando-se o único brasileiro que ganhou a máxima competição continental como jogador e como treinador", finaliza o Clarín.
Grêmio e River Plate decidem a vaga na final da Libertadores, nesta terça (30), às 21h45min, na Arena. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, a equipe gremista tem a vantagem do empate.