Após um primeiro tempo sofrível, o time reserva do Grêmio mostrou superação e buscou empate em 1 a 1 com o América-MG neste sábado (20), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Brasileirão. Depois que Juninho abriu o placar para os mineiros na primeira etapa, Jean Pyerre, de pênalti, igualou o placar no segundo tempo. Agora, a equipe de Renato Portaluppi volta suas atenções para a Libertadores: na terça-feira, enfrentará o River Plate no jogo de ida pela semifinal. Temporariamente no G-4 do Brasileirão, o time gaúcho só voltará a campo pela competição no próximo sábado (27), contra o Sport, na Arena.
A divulgação da escalação antes do jogo foi um prenúncio das dificuldades que o Grêmio teria. Afinal, o treinador optou por utilizar Juninho Capixaba como extrema pelo lado esquerdo e manteve Marcelo Oliveira na lateral. Nomes que habitualmente são ficha 1 na equipe reserva, como Thaciano, Douglas e Pepê, ficaram no banco.
Os minutos iniciais foram de pouca qualidade em ambos os lados. Uma tentativa de drible de Thonny Anderson, que escorregou ao tentar passar pelo adversário, deu o tom do primeiro tempo. Na prática, foram vários erros de passe, de lançamentos e conclusões. Nada funcionava a contento na equipe reserva do Grêmio, com a exceção de Paulo Victor.
Não fosse pelo bom desempenho do goleiro, o time de Renato teria sofrido mais no Independência. Aos 18, na primeira chance de gol do jogo, Matheuzinho fez bom lançamento a Luan, que ganhou de Bressan na área. No entanto, Paulo Victor fechou o ângulo e a conclusão da equipe mineira foi para fora. O Grêmio respondeu no lance seguinte, ainda que timidamente. Foi quando Thonny lançou Kaio, que dividiu com Carlinhos e caiu dentro da área. A arbitragem mandou o jogo seguir.
A primeira chance de ataque do Grêmio ocorreu aos 31 minutos. Em arrancada pelo lado direito, Madson cruzou na área e João Ricardo espalmou. No rebote, Jean Pyerre dominou na frente da área e arriscou para fácil defesa do goleiro.
Uma falha defensiva do Grêmio, no entanto, ajudou o América a abrir o placar. Aos 36, Juninho recebeu cruzamento livre dentro da área, entre Bressan e Marcelo Oliveira, e só teve o trabalho de deslocar Paulo Victor com um chute alto: 1 a 0. No minuto seguinte, quase veio o segundo. Após cobrança de escanteio de Gerson, Messias escorou para Luan, que concluiu no rosto de Paulo Victor. No rebote, Juninho ainda mandou chute por cima.
Só resta um objetivo para o Grêmio no Brasileirão
Leia a coluna
Os puxões de orelha de Renato ao time do Grêmio no intervalo deram resultado. A equipe voltou com mais energia e passou a pressionar o adversário. Com maior volume de jogo, o Grêmio teve boa chance aos nove minutos, com conclusão de Juninho Capixaba sobre o gol. Aos 10, Kaio recebeu na entrada da área e mandou chute firme, para defesa importante de João Ricardo.
A primeira mudança do América-MG foi benéfica ao Grêmio. Afinal, o centroavante Luan foi substituído por Ruy, o que fez a equipe mineira perder poder de fogo. Em seguida, Renato também fez uma alteração importante para sua equipe: tirou Marcelo Oliveira e colocou Pepê em campo.
A única coisa possível de se dizer sobre o pênalti para o Grêmio contra o América-MG
Leia a coluna
Com Juninho Capixaba de volta para sua posição de origem e maior velocidade no lado esquerdo com Pepê, o gol de empate veio em seguida. Aos 15, Capixaba fez boa jogada individual e foi derrubado por Aderlan dentro da área. A arbitragem marcou pênalti, devidamente convertido por Jean Pyerre ao deslocar o goleiro do América.
Por pouco a virada não veio com Matheus Henrique. Aos 27, o volante passou por Matheus Ferraz com um drible curto e arriscou com perigo, perto do travessão mineiro. O Grêmio ainda fez mais duas mudanças, com as entradas de Douglas e Vico nas vagas de Kaio e Jean Pyerre. Mas o gol não veio. O empate, pelo desempenho das equipes, foi um resultado justo no Independência.
BRASILEIRÃO - 30ª RODADA - 20/10/2018
América-MG: João Ricardo; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias e Carlinhos; Zé Ricardo e Juninho (Leandro Donizete, 19'/2ºT); Gérson Magrão (Rafael Moura, 24'/2ºT), Giovanni e Matheuzinho; Luan (Ruy, 10'/2ºT).
Técnico: Adílson Batista.
Grêmio: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira (Pepê, 14'/2ºT); Michel e Matheus Henrique; Kaio (Douglas, 32'/2ºT), Jean Pyerre (Vico, 32'/2ºT) e Juninho Capixaba; Thonny Anderson.
Técnico: Renato Portaluppi.
Gols: Juninho (A), aos 36min do primeiro tempo; Jean Pyerre (G), aos 20min do segundo tempo.
Arbitragem: Luis Flávio de Oliveira, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (trio paulista da Fifa).
Público: 5.821 (total).
Renda: R$ 48.085,00.
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte.
PRÓXIMO JOGO - LIBERTADORES
Terça-feira, 23/10, 21h45min
River Plate x Grêmio