Luan, o atual Rei da América está, mais uma vez, nas listas de reforços de clubes do Exterior. A diferença para as últimas janelas de transferências, quando o meia-atacante do Grêmio também foi procurado, é de que a multa rescisória do jogador está muito mais acessível para os interessados.
Até a renovação acertada no ano passado, quando o contrato com o clube gaúcho foi ampliado até o final de 2020, a cláusula rescisória era de 60 milhões de euros. O valor definido no novo vínculo é de "apenas" 18 milhões de euros para quem desejar contratar a promessa revelada na base gremista. O clube gaúcho é dono de 70% dos direitos econômicos do jogador.
O empresário de Luan, Jair Peixoto, confirmou que as sondagens por Luan começaram a chegar nas últimas semanas. Apesar de confirmar que foi procurado, o agente disse que não poderia informar os nomes dos clubes que buscaram informações sobre o jovem de 25 anos.
– Tenho falado bastante com vários times. Muitas sondagens começaram a chegar – comentou Peixoto, que também avaliou a valorização do cliente:
— A grife de ter recebido o prêmio de Rei da América é o mérito pelo trabalho dele, isso faz com que ele tenha o nome mais forte no mercado.
Para conhecer as condições dos clubes interessados, Peixoto afirmou que deve viajar para o Exterior e conhecer as estruturas de quem pediu informações sobre Luan.
Nos últimos dias, a imprensa italiana citou o jogador do Grêmio como um possível candidato a substituir Felipe Anderson na Lazio, que negocia a transferência do ex-meia do Santos para o West Ham, da Inglaterra. No ano passado, o atacante recebeu proposta oficial do Spartak Moscou, que oferecia 25 milhões de euros ao Grêmio para fechar negócio e um salário gordo para fazer Luan migrar ao leste europeu. No entanto, o jogador recusou a oferta para permanecer na Arena e conquistar o tricampeonato da América.
Outro clube que já demonstrou interesse foi o Atlético de Madrid, da Espanha. Enquanto o time de Renato Portaluppi se destacava na Libertadores em 2017, um emissário espanhol esteve na Arena nos jogos contra Zamora e Barcelona-EQU para observar Luan, Arthur e outros destaques da equipe.
O relatório ao clube espanhol sobre o camisa 7 do Grêmio foi positivo, com a aprovação do nome do jogador encaminhada para o Atlético de Madrid. Oficialmente, o Grêmio nega qualquer procura pelo jogador. Segundo o diretor-executivo André Zanotta, o clube ainda não foi consultado ou recebeu qualquer contato de interessados em Luan.