A permanência de Renato Portaluppi no comando do Grêmio frustrou os planos do Flamengo, que o tinha como nome favorito para assumir o time ainda nesta semana, antes do início do Campeonato Brasileiro. O clube ainda não tem um nome engatilhado, mas tem pressa para defini-lo.
A recusa do treinador coloca mais pressão sobre a diretoria, que agora tenta chegar a um nome de consenso enquanto encontra dificuldades no mercado, tanto que insistiu após o primeiro "não" de Renato, aumentando a oferta e oferecendo um vínculo de dois anos. Atual campeão gaúcho e da Libertadores, o técnico resistiu às investidas do Fla para dar sequência ao projeto no Grêmio.
Durante a semana que antecedeu a decisão do Campeonato Gaúcho e pôs fim ao prazo dado pela diretoria como ideal para anunciar o novo técnico, o clube da Gávea também sondou a situação de Abel Braga, técnico do Fluminense.
A resposta, assim como a de Renato Portaluppi, foi negativa. O experiente treinador, identificado com o clube e a torcida tricolor, não deseja sair das Laranjeiras.