Depois de uma lesão muscular, de jogos sem destaque e uma infecção na garganta, o equatoriano Michael Arroyo não conseguiu recuperar espaço no grupo gremista, mesmo entre os reservas. Contra o Barcelona-EQU não figurou entre os concentrados, algo que se repetiu na viagem a Caxias do Sul para enfrentar o Vitória. Contra o São Paulo foi o único jogador de linha inscrito na Libertadores, e com boas condições físicas, a ficar de fora do banco de reservas.
Nos treinamentos pouco tem mostrado, tanto que mesmo em um treino coletivo unicamente de suplentes, foi colocado no time "B" na quinta-feira (16). Três dias antes, já havia saído mais cedo numa atividade semelhante, sendo substituído com vantagem por Lucas Poletto.
Havendo uma possibilidade de negociação, o atacante que veio do América do México pode deixar o Grêmio. A imprensa equatoriana noticiou recentemente uma possibilidade de contratação de Arroyo pelo Barcelona de Guayaquil. Informação que a direção do Grêmio não admite. A viagem a Santos, quando o time será inteiramente reserva, representará uma nova oportunidade para o equatoriano.
Apresentado no final de junho, Arroyo esteve em campo por apenas sete jogos do Grêmio e não marcou nenhum gol.