Entre os quatro semifinalistas que decidem neste domingo (13), às 15h, quem subirá para o Gauchão de 2024, o Futebol Clube Santa Cruz não é o mais "experiente". Mas a história do Galo Carijó, de Santa Cruz do Sul, já passou de um século. Fundado em 26 de março de 1913 por um grupo de jovens descendentes de alemães, o time do Estádio dos Plátanos sonha em encerrar, nos próximos dias, uma década de afastamento da elite do futebol gaúcho.
O clube disputou o Gauchão pela última vez em 2013. De lá para cá, sofreu com um outro "rebaixamento". Ficou quase um ano sem jogar em função da pandemia.
Mas também conseguiu reagir, vencer duas competições estaduais, encarar o multicampeão Grêmio em plena Arena na Recopa Gaúcha, disputar uma inédita Copa do Brasil e reforçar o cofre do clube com receitas novas.
Ficha Técnica
- Nome: Futebol Clube Santa Cruz
- Cidade: Santa Cruz do Sul
- Estádio: Plátanos
- Técnico: Daniel Franco, 51 anos (ex-lateral de Inter, Corinthians e outros)
- Destaque: Eduardo Jr., atacante, 28 anos (formado no Tanabi-SP, com passagens por 18 clubes em 10 anos de carreira)
Time-base
- Rafael Copetti, Gaúcho, Micael, Tairone e Paulinho; David Cunha, Uillian Correia e Cris Magno; Pablo Bueno, Eduardo Jr. e Gustavo Sapeka.
Campanha
- A Série A-2 tem sido consistente. Na fase classificatória, foram apenas duas derrotas em 14 partidas e a presença do início ao fim entre os quatro primeiros do grupo B.
- Com quase 62% de aproveitamento, o time treinado pelo ex-lateral Daniel Franco, chegou às quartas de final como favorito diante do Passo Fundo. E confirmou, sem antes levar um susto.
- Derrota na ida, fora de casa, por 1 a 0 e vitória suada na volta por 2 a 0, com um gol de Pepeto, aos 49 minutos do segundo tempo, num chute cruzado da esquerda que contou com uma alta colaboração do goleiro Rafael Roballo, dos visitantes. A partida se encaminhava para os pênaltis e ali terminou com uma grande festa da torcida de Santa Cruz do Sul.
Cronologia do afastamento
Rebaixamento no Gauchão - 14/4/2013
Esportivo 2x3 Santa Cruz, Montanha dos Vinhedos
- Com gols de Lucas Silva, Marcelinho e Sotero, o Santa Cruz venceu o Esportivo, de virada (perdia por 2 a 0), fora de casa, mas não conseguiu evitar o rebaixamento no Gauchão. Naquela temporada, foram cinco vitórias, um empate e nove derrotas em 15 partidas. O último time a jogar uma partida de Gauchão tinha: Enderson, Heverton, Marcelinho (Marx), Baroni e Léo Maringá; Maurinho, Sotero (Julinho), Diego Teles e João Neto; Elton e Lucas Silva (Ganzer). Técnico: Sérgio Ramirez.
Rebaixamento na Divisão de Acesso - 5/5/2018
São Gabriel 4x1 Santa Cruz, Sílvio de Faria Corrêa
- Com Mabília de técnico e o meia Diogo em campo, irmão do gêmeo Diego, revelados no Inter, o "Galo" caiu de quatro para o São Gabriel e foi matematicamente rebaixado para a terceira divisão do futebol gaúcho em 2018.
Terceirona cancelada - 21/9/2020
- Sem conseguir o acesso em 2019, o Santa Cruz teria uma nova chance de voltar para a Divisão de Acesso no ano seguinte. Mas o surgimento da pandemia de Covid-19 fez com que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) cancelasse a realização da Terceirona em 2020. Um ano a mais longe da elite.
A primeira taça - Copa Ibsen Pinheiro - 22/12/2020
São José (3)3x1(4) Santa Cruz, Passo D'Areia
- Sem Terceirona para jogar no meio da temporada, o Santa Cruz manteve o grupo e foi para a disputa da Copa FGF, que em 2020 homenageou Ibsen Pinheiro, com sonho de ser campeão e obter uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte, que traria dinheiro e fama. E não é que conseguiu? Na final, venceu o São José nos Plátanos por 3 a 1 mas sofreu o mesmo placar na volta em Porto Alegre. Só que nos pênaltis, foi mais competente e levantou a taça. O time tinha: Fabiano Heves, Marlon, Léo Carioca, Ben-Hur (Thomaz) e Ivan (Allan Cristian); David Cunha, Elias (Jajá), Jean Roberto e Juliano Fogaça (Vinícius); Laion e Nena. Técnico: William Campos.
A história estreia na Copa do Brasil - 17/3/2021
Santa Cruz 0x0 Joinville, Plátanos
- Foi a volta do Santa Cruz a competições nacionais depois de 32 anos. O título da Copa Ibsen Pinheiro três meses antes, proporcionou que o time gaúcho disputasse a Copa do Brasil pela primeira vez na sua história. Só estar ali já havia rendido R$ 560 mil reais aos cofres do clube. O empate em 0 a 0 classificou os catarinenses mas encheu os torcedores santa-cruzenses de orgulho.
O vice da Recopa na Arena - 6/6/2021
Grêmio 3x0 Santa Cruz, Arena do Grêmio
- Além de história disputa da Copa do Brasil, o "Galo" precisou encarar o Grêmio em plena Arena, valendo a Recopa Gaúcha. Com foco em subir na Terceirona dali a 20 dias, o time foi "presa fácil" do então tetracampeão estadual, que aplicou 3 a 0 com gols de Gui Azevedo, Léo Pereira e Jhonata Robert.
A saída da Terceira Divisão - 26/6/2021
Santa Cruz 1x1 São Borja, Plátanos
- Depois de vencer fora de casa por 1 a 0, o Santa Cruz ficou a um empate de subir de divisão e voltar a Segundona. E conseguiu graças a um gol de Laion, no início do segundo tempo. O time do jovem técnico William Campos tinha Diego, Ramón, Diego Rocha, Luís Henrique e Otávio; Ben-Hur, David Cunha (Kevlin), Chiquinho (Pepeto) e Juliano Fogaça (Leylon); Laion e Nena.
A segunda taça - Terceirona Gaúcha - 4/7/2021
Santa Cruz (3)4x2(2) Gaúcho, Plátanos
- Depois de perder o jogo de ida por 2 a 0, em Passo Fundo, o Santa Cruz precisa devolver a diferença em casa. A pressão já não era tanta porque o acesso veio duas semanas antes na semifinal. Mas o time conseguiu. 4 a 2 no tempo normal e 3 a 2 nos pênaltis, com destaque para Leylon, autor de três gols nos 90 minutos.