O Gauchão de 2022 terá início nesta quarta-feira (26), com a realização de quatro partidas. O duelo inicial será entre Juventude e Inter, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Atual campeão, o Grêmio estreia um pouco mais tarde, às 19h, diante do Caxias, na Arena, em Porto Alegre.
União Frederiquense x Novo Hamburgo e Esportivo x Brasil-Pel também medirão forças no mesmo dia. Na quinta-feira (27), o complemento da primeira rodada, com os confrontos entre Ypiranga x São Luiz e São José x Guarany-Ba.
Mais uma vez, o campeonato contará com 12 clubes na busca pelo título. Na fase inicial, as equipes se enfrentam em turno único. Os quatro melhores avançam, enquanto os dois últimos são rebaixados. Semifinais e finais serão disputados em jogos de ida e volta.
Confira as informações das partidas
Juventude x Inter
O time de Caxias do Sul é o atual campeão do Interior e aposta na manutenção do trabalho do técnico Jair Ventura, que manteve a equipe na Série A do Brasileirão. Do lado colorado, o objetivo é voltar a levantar a taça do Estadual, feito que não ocorre desde 2016. Missão para Alexander Medina, o novo comandante da equipe.
- Data: 26/1 (quarta-feira)
- Horário: 16h
- Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
- Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Lucio Flor e Mateus Rocha
- Transmissão: RBS TV, SporTV e Premiere
Grêmio x Caxias
Enquanto ainda tenta se acostumar com a nova realidade, o Tricolor entra em campo de olho na possibilidade de conquistar o pentacampeonato da competição — marca alcançada também em 1989. Nas duas primeiras rodadas, os gremistas serão representados pelo time de transição, enquanto o grupo considerado principal se prepara para os desafios de 2022. Na equipe grená, o desejo é, assim como nos últimos anos, alcançar as fases decisivas do torneio.
- Data: 26/1 (quarta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Michael Stanislau e Otávio Legramanti
- Transmissão: Premiere
União Frederiquense x Novo Hamburgo
De volta à elite estadual depois de sete anos, o União Frederiquense conta com a força da comunidade local para se manter na Série A do Gauchão. Já o Novo Hamburgo, último clube do interior a ser campeão, aposta na manutenção do elenco. Na casamata, está Fabiano Daitx, com experiência no futebol gaúcho.
- Data: 26/1 (quarta-feira)
- Horário: 20h
- Local: Arena União Frederiquense, em Frederico Westphalen
- Arbitragem: Rodrigo da Silva, auxiliado por Fabricio Baseggio e Maíra Moreira
- Transmissão: ge.globo/rs
Aimoré x Brasil-Pel
No Índio Capilé, o foco é alcançar as semifinais do campeonato. O treinador é alguém que conhece o caminho. Rafael Lacerda foi vice-campeão do Gauchão, em 2020, com o Caxias. No lado do Xavante, o momento é de reformulação. Após a queda na Série B do Brasileirão, o Brasil-Pel tenta, ao menos, não passar sufoco, algo recorrente nas campanhas mais recentes.
- Data: 26/1 (quarta-feira)
- Horário: 21h30min
- Local: Cristo Rei, em São Leopoldo
- Arbitragem: Jonathan Pinheiro, auxiliado por Mauricio Silva Pena e Claiton Timm
- Transmissão: ge.globo/rs
Ypiranga x São Luiz
Sob o comando de Luizinho Vieira, o Ypiranga chega remodelado para o Gauchão. Após o bom desempenho em 2021, quando disputou o acesso à Série B do Brasileirão, o clube encontrou dificuldades para manter os destaques. O São Luiz, que tenta voltar às semifinais, como foi em 2019, conta com a continuidade do trabalho do treinador Paulo Henrique Marques, que vai para a quinta temporada no time de Ijuí.
- Data: 27/1 (quinta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Colosso da Lagoa, em Erechim
- Arbitragem: Marcus Vinicius dos Santos, auxiliado por Juarez de Mello Júnior e Fagner Cortes
- Transmissão: ge.globo/rs
São José x Guarany-Ba
Após um mau início em 2021, quando teve de buscar recuperação para evitar o rebaixamento, o São José espera um roteiro diferente para 2022. A fórmula encontrada foi manter a base do time que disputou a Série C e a Copa FGF na temporada passada. Já o Guarany-Ba, que retorna à elite depois de 14 anos, o objetivo está bem definido: evitar a queda à Divisão de Acesso.
- Data: 27/1 (quinta-feira)
- Horário: 21h30min
- Local: Francisco Novelletto, em Porto Alegre
- Arbitragem: Wagner Echevarria, auxiliado por Tiago Kappes Diel e Artur Preissler
- Transmissão: ge.globo/rs