Será novamente com Paulo Henrique Marques que o São Luiz buscará fazer bonito no Campeonato Gaúcho. O técnico de 57 anos irá para sua quinta temporada no clube — terceira na elite estadual — e conta com a confiança da diretoria do clube para atingir o principal objetivo do ano, que é novamente assegurar uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D, como ocorreu no ano passado. Além disso, se conseguir ser semifinalista, como em 2019, será ainda melhor do que a expectativa inicial.
Para tentar largar na frente, o São Luiz adiantou a formação do elenco e está treinando com o grupo praticamente completo desde o início de dezembro. Além disso, a manutenção de 60% do grupo de atletas do ano passado somada à chegada de reforços que também atuaram no clube em outros períodos também contribui no entrosamento. Por último, o conhecimento do piso. Toda a pré-temporada foi realizada no Estádio 19 de outubro, assim os jogadores podem se aproveitar de todas as referências visuais.
— A seca prejudicou bastante a gente, pois não conseguimos treinar nos campos do Interior. Por outro lado, treinamos todos os dias no nosso estádio. No fundo, botando na balança, foi bem melhor. Conseguimos manter boa parte do time que esteve aqui ano passado, além de outros que passaram aqui em anos anteriores. Assim ficou mais fácil manter o entrosamento — afirma o gerente de futebol Delmar Blatt, que acrescenta:
— Talvez tenhamos uma das folhas mais baixas, mas apostamos muito na qualidade do Paulo Henrique Marques, que conhece a casa e a maioria dos jogadores.
Os objetivos do São Luiz são similares aos da maioria das equipes do Interior. Fugir do rebaixamento e pleitear uma vaga entre os quatro semifinalistas, de quebra conquistando uma vaga na Copa do Brasil. Além disso, embora esteja classificado para a Série D deste ano, o Rubro também busca uma classificação para a quarta divisão do ano seguinte, caso não obtenha o acesso.
— Todos precisam pensar em escapar, não adianta dizer que quer ser campeão. Com esperança, vamos tentar chegar entre os quatro e garantir uma vaga na Copa do Brasil. Também pensar na vaga da Série D de 2023, para jogarmos de novo — afirma Blatt.
Entre as novidades anunciadas, estão o meio-campista João Vieira e o atacante Jean Dias, ex-Caxias, o zagueiro Milanez, que estava no Esportivo, e o atacante Paulinho Simionato, ex-Sergipe. Diferente de outros anos, o São Luiz não apostou em contratos longos, mesmo tendo o Campeonato Brasileiro no segundo semestre. Sendo assim, o Gauchão também servirá de avaliação para a Série D.
Nos amistosos, a equipe de Ijuí enfrentou duas vezes o União Frederiquense, com uma derrota e um empate. Houve também um empate com o Concórdia-SC em 2 a 2. O Rubro estreia no Gauchão contra Ypiranga, no dia 27 de janeiro.
Time-base (4-2-3-1): Renan Rocha; Lucas Carvalho, Milanez, João Marcus e Márcio Goiano; Régis, Germano e João Vieira; Ariel, Juba e Jean Dias. Técnico: Paulo Henrique Marques
SÃO LUIZ
Estádio: 19 de outubro
Participações no Gauchão: 31
Colocação em 2021: 8º
Melhor campanha: 3º em 2013