O Novo Hamburgo foi a antepenúltima equipe a confirmar o comando técnico para o Gauchão, antes de Guarany-Ba e Inter. Fabiano Daitx, de 47 anos, foi anunciado pelo Noia em 15 de dezembro, na sequência do encerramento da Copa FGF, quando o clube ficou com o vice-campeonato e decidiu apostar em uma comissão técnica mais experiente, segundo o presidente Raul Hartmann. Experiência Daitx tem de sobra, já que começou a carreira no Estádio do Vale e rodou o interior gaúcho.
Último clube do Interior campeão gaúcho, no inesquecível 2017, o Novo Hamburgo tem sempre carregado esse rótulo, embora a conquista esteja próxima de conquistar cinco anos. Desde então, no entanto, o clube não conseguiu engrenar e se consolidar no cenário nacional, que é o principal objetivo da diretoria. Ainda mais que o Aimoré, o principal rival, vai para o segundo ano seguido disputando o Campeonato Brasileiro Série D.
— A expectativa é de um campeonato extremamente difícil. Todos falam do estado dos estaduais, mas Gauchão e o Paulista são duas grandes competições. Embora poucos jogos, elas têm um nível técnico bem acima. Nós temos dois times muito fortes, que são sempre apontados como os favoritos, mas eu entendo que esse ano eles não estão tão acima dos demais. Então vai ser mais equilibrado ainda. Todo jogo vai ser muito disputado — afirma o técnico Fabiano Daitx.
O elenco conta com a manutenção da base do ano passado. As novidades no elenco são goleiro Raul, ex-Juventude, o volante Escobar, ex-Cianorte, e o lateral-direito Léo, campeão gaúcho pelo Anilado em 2017. Destaque do Noia e com passagens por clubes da Série A, o paraguaio Héctor Bustamante é presença garantida no ataque da equipe, que buscará permanecer distante da zona do rebaixamento e pleitear uma vaga nas semifinais.
— O clube precisa fazer uma bela campanha, sonhar com a classificação e buscar uma vaga em competições nacionais, seja na Copa do Brasil ou Série D. Dentro da ideia que a direção nos passou, estamos gostando bastante do rendimento no dia a dia e, principalmente, nos amistosos — concluiu Daitx.
No período preparatório, o Novo Hamburgo venceu o Sindicato de Atletas Profissionais do RS em jogo-treino por 3 a 0, com gols de Kaio e Michel Renner, duas vezes. Na sequência, foram dois amistosos com o Caxias sem gols, tanto na Serra quanto no Vale do Sinos. Nesta quarta-feira (19), o Noia enfrenta o time de transição do Grêmio, fazendo sua última partida antes da estreia.
Time-base (esquema 4-2-3-1): Raul; Camargo, Micael, Islan e Higor; Welton Heleno e Alex Nagib; Michel Renner, Bustamante e Érico Júnior; Da Silva.
Novo Hamburgo
Estádio do Vale
Participações no Gauchão: 51
Colocação em 2021: 10.º
Melhor campanha: campeão em 2017.