O bom trabalho em 2021, que fez o Ypiranga brigar pelo acesso à Série B até a última rodada da Série C, fez o mercado olhar de uma outra forma para a equipe de Erechim. Sendo assim, não foi possível segurar o técnico Junior Rocha, contratado pelo Figueirense, o gerente Renan Mobarack, que está no Caxias, e parte de grupo de jogadores, que também seguiram os caminhos do treinador e do gerente. Por isso, o técnico Luizinho Vieira, que terá sua primeira experiência na Primeira Divisão, foi o escolhido para dar sequência ao trabalho. Ele estava no vizinho Passo Fundo. Junto ao ex-meia, o gerente Farnei Coelho, que ano passado trabalhou no Brasil-Pel.
— O presidente nos contratou com a meta muito clara de chegar na semifinal. Sabendo das dificuldades na reformulação que o clube está passando, mesmo assim queremos estar entre os quatro — afirma Farnei Coelho.
Coube a ele, junto da comissão técnica e dos diretores, conduzirem o processo de reformulação do Ypiranga, que viu seu orçamento diminuir em decorrência da queda do valor que cada clube recebe pelos direitos de transmissão.
— Foi uma reformulação grande. Mas, de forma geral, tentamos fazer com que essa ruptura fosse o o menos agressiva possível. Cheguei aqui e encontrei um clube organizado, então pude usar bastante do presidente e dos vices para realizar o planejamento e errar o menos possível. Na montagem do plantel, todos tiveram influência, inclusive a análise de desempenho e o departamento médico — destaca o gerente de futebol.
Sem conseguir classificar-se para a Copa do Brasil, o Canarinho tem como meta estar nas semifinais do Gauchão e, novamente, realizar um bom Brasileirão Série C. Entre os reforços está o centroavante experiente Hugo Almeida, com passagens por Juventude, Pelotas e São Luiz. O clube também contratou o volante Falcão e o atacante Rodrigo Carioca, que conquistaram o acesso à Série B com a Tombense. Guilherme Beléa, emprestado pelo Grêmio, e Gabriel Rosetto, destaque do União-FW na Divisão de Acesso, são as apostas jovens da equipe de Erechim.
O Ypiranga realizou três amistosos na pré-temporada. No primeiro, empatou com o Azuriz-PR em 1 a 1. Na sequência, duas vitórias. Em jogo de sete gols, o Canarinho superou o Concórdia-SC por 4 a 3 e depois venceu o Caxias por 1 a 0.
Time-base (4-2-3-1): Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfiro; Lorran, Falcão e Luiz Felipe; Erick, Matheusinho e Rodrigo Carioca. Técnico: Luizinho Vieira.
YPIRANGA
Participações no Gauchão: 30
Estádio: Colosso da Lagoa
Colocação em 2021: 5.º
Melhor campanha: 3.º em 1994 e em 2009