Antigo lateral-esquerdo do Inter, saindo da base para o elenco profissional no final dos anos 1980, Daniel Franco agora fará sua estreia como treinador na Primeira Divisão do futebol gaúcho. Natural de Minas do Leão, cidade de apenas oito mil habitantes, o técnico vai para sua quinta temporada (quarta seguida) na distante Frederico Westphalen, onde comanda o União Frederiquense.
Após o rebaixamento para a Divisão de Acesso em 2015, o União batalhou nos seis anos seguintes para retornar à elite, e conseguiu na última temporada. Muito por conta do processo de continuidade do trabalho de Daniel Franco. O técnico comandou a equipe do Norte logo no ano seguinte, em 2016, e não conseguiu subir. A mesma frustração ocorreu em 2019 e 2020, quando retornou ao clube.
Mas a direção do Leão da Colina sabia que os detalhes que faltavam para o acesso não passavam por uma mudança de comissão técnica. Sendo assim, investindo forte na formação do elenco, deram mais uma oportunidade ao treinador que, em 2021, obteve êxito. Além de uma vaga na Primeira Divisão, veio também o título da Divisão de Acesso, com uma goleada sobre o Guarany de Bagé — ostentando a marca de 19 jogos de invencibilidade.
— Todas as passagens dele pelo clube deram resultado, especialmente no último ano, com o título e o acesso. É uma pessoa muito séria, da nossa confiança, que gosta de um time de toque de bola, ofensivo, em busca do resultado — comenta Vinicius Girardi, presidente do União Frederiquense.
A sequência positiva estará em jogo quando o União estrear no Campeonato Gaúcho recebendo o Novo Hamburgo, em Frederico Westphalen. Se conseguir manter o time na Primeira Divisão, a missão de Daniel Franco estará cumprida.