Última equipe do Interior a conquistar o Campeonato Gaúcho, em 2017, o Novo Hamburgo optou por promover um reencontro em 2022 e fechou Fabiano Daitx para o comando técnico. Maninho, como é conhecido pelos mais próximos, é natural de Novo Hamburgo e, no início da carreira, trabalhou por cinco anos nas categorias de base do clube. Agora, tem a oportunidade de conduzir a equipe principal, com o objetivo de recolocar o Noia em competições nacionais.
Após deixar o Estádio do Vale, Fabiano Daitx rodou o Rio Grande do Sul. Chamou a atenção com os ofensivos Guarany de Camaquã e Guarani de Venâncio Aires, em 2012 e 2014, respectivamente, e também com os reativos Avenida, em 2018, e Ypiranga, em 2019. Estes são os últimos trabalhos de sucesso do treinador, que levou a equipe de Santa Cruz do Sul às semifinais do Gauchão, perdendo para o Grêmio, e o time de Erechim ao jogo do acesso na Série C, perdendo a vaga na Série B para o Confiança-SE.
— Saí do Novo Hamburgo e rodei todo esse Interior, o que me capacitou a chegar aqui hoje. Estou muito mais preparado e pronto para contribuir com o projeto e o crescimento do clube. Fiquei muito feliz em voltar e acredito que possamos fazer um grande trabalho — destacou Daitx em sua apresentação oficial.
Muitos atletas e dirigentes que compartilharam o vestiário com o atual técnico do Novo Hamburgo destacam a relação próxima que ele costuma ter com os jogadores. Por outro lado, também é um treinador bastante preocupado com questões táticas e estratégias para superar os rivais.
— É um baita treinador, o mais estrategista com que trabalhei. Um cara que veste a camisa, convicto no que faz. É paizão de todos, mas, na hora que o bicho pega, ele cobra pra valer — comentou o lateral-esquerdo Roger Deniro, atleta de Daitx no Avenida e no Ypiranga.