Depois de anos com pelo menos um treinador mais experiente na casamata em clássicos Gre-Nais, a partida do próximo final de semana pela a final do Gauchão terá uma novidade para os torcedores. Tiago Nunes e Miguel Ángel Ramírez ocupam uma posição diferente no mercado de técnicos no Brasil: jovens e estudiosos.
O primeiro, que tem 41 anos, está ainda em sua terceira experiência como comandante de uma grande equipe do futebol brasileiro — passou, antes, por Athletico-PR e Corinthians. Substituindo Renato Portaluppi, Tiago busca manter o bom desempenho do seu antecessor em clássicos (nos últimos 10, o Grêmio perdeu um). O atual técnico gremista tem 100% de aproveitamento comandando o Tricolor — seis vitórias em seis jogos.
O treinador gaúcho começou sua trajetória no Rio Grande do Sul treinando o União Frederiquense, o São Paulo, de Rio Grande, o Veranópolis e equipes de base do Grêmio antes de rumar ao Paraná, onde assumiu o sub-23 do Athletico-PR. Com o bom desempenho, assumiu o time principal. Em Curitiba, venceu a Copa do Brasil, em 2019, e a Sul-Americana, em 2018.
Em 2020, iniciou a temporada à frente do Corinthians, mas esteve longe de repetir os títulos conquistados com o Athletico. Logo depois de perder o Paulistão para o Palmeiras, deixou o clube paulista, ficando desempregado até assumir o Grêmio em abril deste ano.
Cinco anos mais novo do que o seu adversário nas finais do Gauchão, Miguel Ángel Ramírez deu o maior salto da sua curta carreira no começo desta temporada. Depois de aparecer para o mundo à frente do surpreendente Independiente del Valle, do Equador, campeão da Copa Sul-Americana de 2019, o espanhol está em sua primeira experiência no futebol brasileiro.
Com o trabalho com jovens e o jogo de posição como credenciais, Ramírez tem, até então, 13 partidas à frente do Inter, tendo perdido quatro vezes — no Gre-Nal da fase classificatória do Gauchão, diante do Juventude na semifinal, e para Always Ready e Deportivo Táchira, fora de casa, na Libertadores.
Antes de pisar no continente sul-americano, o treinador colorado teve passagem por um projeto de futebol no Catar, treinou as categorias de base do Alavés e do Las Palmas, ambos da Espanha, e também esteve na Grécia, onde comandou a base do AEK, do Panathinaikos e do Olympiacos.
A juventude de ambos irá se encontrar pela primeira vez nos dois próximos domingos. Tiago e Ramírez estarão em lados opostos da trincheira, mas irão botar à prova suas (intensas) experiências até aqui no futebol.