Grêmio e Inter começam a decidir, neste domingo (16), o Campeonato Gaúcho de 2021. Nas casamatas, estão dois técnicos jovens, recentes nos seus cargos e que fazem a primeira final de campeonato pela dupla Gre-Nal: Tiago Nunes e Miguel Ángel Ramírez.
Antes da bola rolar no Beira-Rio, os dois são colocados frente a frente no Duelo de Técnicos. Diogo Olivier e Cristiano Munari avaliaram 10 quesitos dos treinadores: gestão de grupo, variação tática, aposta na base, estratégia de jogo, substituições, posse de bola, conceitos atualizados, títulos, futebol intenso e experiência.
Miguel Ángel Ramírez, de 36 anos, chegou a Porto Alegre em março, após o fim do Campeonato Brasileiro. A tarefa era substituir Abel Braga. O espanhol treina apenas o segundo clube profissional da carreira. Em maio de 2019, o espanhol passou de chefe das categorias de base para técnico do time principal do Independiente del Valle, do Equador, onde permaneceu até o fim de 2020. Em pouco mais de um ano à frente do clube equatoriano, o treinador conquistou o título da Sul-Americana, em 2019. Pelo Colorado, Ramírez comandou o time em 13 jogos. São oito vitórias, um empate e quatro derrotas.
Tiago Nunes, 41 anos, também recebeu uma missão difícil ao assumir o Grêmio, em abril: substituir o maior ídolo do clube, Renato Portaluppi. Nascido em Santa Maria, Tiago já tem uma rodagem maior. Tiago passou a ter destaque comandando o Veranópolis, no Gauchão de 2017. De lá, foi para a base do Athletico-PR. Lá, foi promovido aos profissionais e faturou os títulos da Sul-Americana, em 2018, e da Copa do Brasil, em 2019. Antes de voltar a Porto Alegre, ainda assumiu o Corinthians, em 2020. À frente do Grêmio, o treinador tem cinco vitórias nos cinco jogos que disputou.