A fase classificatória do Gauchão está chegando ao final. Após a 10ª e penúltima rodada, apenas a dupla Gre-Nal sacramentou sua passagem aos mata-matas da competição.
No fim de semana, quatro equipes brigarão pelas últimas duas vagas: Ypiranga, Caxias, Juventude e Aimoré.
Na parte de baixo da tabela de classificação, três equipes lutam desesperadamente para não estarem entre as duas rebaixadas — Esportivo, Novo Hamburgo e Pelotas. Porém, São Luiz, São José e Brasil-Pel também precisam estar atentos. Ou seja, todos os clubes ainda têm o que disputar.
Aimoré 1x6 Inter
A rodada começou ainda na última quarta-feira (14), quando o Inter aplicou a maior goleada do campeonato até aqui: 6 a 1 sobre o Aimoré, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Thiago Galhardo (três vezes), Heitor, Guerrero e Tcharles (contra) anotaram os gols colorados. Darlan descontou para os donos da casa que, mesmo com chances remotas, ainda sonham com a classificação.
Na próxima rodada, os comandados de Miguel Ángel Ramírez, que ocupam o segundo lugar na tabela, recebem o Esportivo, no Beira-Rio. Já o time de São Leopoldo, que é o sexto colocado, com 13 pontos, visitará o São Luiz.
Grêmio 3x1 Novo Hamburgo
O Grêmio entrou em campo duas vezes nesta semana e, com isso, alcançou pontuação de líder: 21 pontos. Depois de empatar por 0 a 0 com o Caxias, fora de casa, em partida atrasada válida ainda pela primeira rodada, o Tricolor recebeu o Novo Hamburgo na Arena, no domingo, e venceu por 3 a 1. Jean Pyerre e Diego Souza (duas vezes) balançaram as redes, com Kayron marcando o gol de honra dos visitantes.
No fim de semana, o time gremista visita o Ypiranga, em Erechim, enquanto o Noia enfrentará o São José, no Estádio do Vale.
Brasil-Pel 1x0 São Luiz
Graças ao gol do meia Paulo Victor, logo a três minutos de partida, o Xavante melhorou sua condição na tabela ao vencer o São Luiz, no domingo, por 1 a 0.
Com o resultado, igualou os 12 pontos do clube de Ijuí. No fim de semana, ambos podem até perder seus compromissos que, ainda assim, poderão escapar do rebaixamento por conta dos resultados paralelos. O Brasil-Pel visitará o Juventude, e o São Luiz recebe o Aimoré.
São José 1x1 Pelotas
O ambiente foi tenso no Estádio Passo D'Areia na segunda-feira. Depois de abrir o placar com Lissandro, o São José sofreu o empate nos últimos minutos. Porém, a equipe de Porto Alegre argumentou que a finalização de Marcão não teria cruzado totalmente a linha. Ao final da partida, gandulas registraram boletins de ocorrência contra o zagueiro Silvio, do Pelotas, e o ônibus do clube da zona sul do Estado foi apedrejado.
Os pelotenses seguem na lanterna e dependem de uma vitória contra o Caxias, na Boca do Lobo, para escapar da queda. O Zeca, por sua vez, visitará o Novo Hamburgo e depende apenas de si, mas pode escapar do descenso até pela combinação de resultados.
Esportivo 2x2 Juventude
A noite de segunda também foi bastante tensa na Montanha dos Vinhedos, onde Esportivo e Juventude empataram por 2 a 2. Quem teve mais motivos para reclamar foi o clube de Caxias do Sul, que teve dois gols anulados e prepara um dossiê contra a arbitragem que será entregue à Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Na quinta colocação, o Ju precisa vencer o Brasil-Pel e secar Ypiranga ou Caxias se quiser passar à próxima fase. Já o time de Bento Gonçalves, que luta para não cair, terá de encarar o Inter, no Beira-Rio, e manter a distância para Novo Hamburgo e Pelotas.
Caxias 2x2 Ypiranga
Depois de ficar no 0 a 0 com o Grêmio em rodada atrasada, o Caxias voltou a empatar em casa nesta terça-feira (20): 2 a 2 com o Ypiranga. Gustavo Ramos anotou os dois gols da equipe grená, enquanto Cristiano e Jean Silva marcaram para os visitantes.
Os dois clubes seguem igualados, agora com 16 pontos, na tabela de classificação. Para sacramentar a passagem à fase eliminatória, precisarão pontuar na última rodada — o time da Serra visitará o Pelotas, e o de Erechim receberá o Grêmio.