Os torcedores de Juventude e Esportivo terão muitos motivos para reclamar de suas equipes após a 10ª rodada do Gauchão. Nesta segunda-feira (19), porém, além de seus próprios times, Papos e alviazuis terão uma razão a mais para lamentar o empate em 2 a 2, no Estádio da Montanha dos Vinhedos. A atuação desastrosa da arbitragem fez com que os dois times da Serra somassem um ponto no Estadual, mas ficassem abaixo das expectativas.
Na última rodada, o Ju recebe o Brasil-Pel para tentar uma vaga no G-4. O Tivo irá a Porto Alegre para, contra o Inter, evitar o rebaixamento.
O primeiro tempo foi frenético. Muito, é verdade, por conta das marcações do árbitro Lucas Horn. E os questionamentos e gols ocorreram logo no começo da partida. Aos dois minutos, Lucas Hulk cobrou falta fechada, obrigando Carné a fazer defesa parcial. Porém, o goleiro espalmou para o meio e Júnior Alves apareceu para mandar para o fundo das redes. Houve um toque no braço do autor do gol, mas nem o juiz e nem o auxiliar José Eduardo Calza viram irregularidade: 1 a 0 Esportivo.
Quando conseguiu chegar ao ataque, o Juventude obteve a igualdade. Aos 13, Cleberson inverteu para Marcos Vinicios, na ponta esquerda do campo ofensivo. O atacante cruzou de forma precisa e achou Guilherme Castilho na pequena área, livre para cabecear e fazer o empate.
Aos 15, porém, o time da casa não deixou o placar fugir. Lucas Hulk invadiu a área marcado por João Paulo, quando Cleberson entrou para a dividida e o árbitro Lucas Horn sinalizou pênalti. Na cobrança, dois minutos depois, Juninho Tardelli deslocou Carné para fazer o 2 a 1 para o Esportivo.
Após ficar atrás novamente do marcador, o Juventude quase empatou novamente. Guilherme Castilho cobrou falta fechada, Anderson deu rebote. Da entrada da área, João Paulo finalizou, a bola desviou na marcação e passou perto da meta alviazul.
O 2 a 2 veio da maneira do gol que recolocou o Esportivo na frente do placar. Aos 32, Marcos Vinícios invadiu a área e partiu para o drible em Anderson. O goleiro foi vencido, mas o árbitro sinalizou que o goleiro tocou no atacante alviverde e marcou novo pênalti. A cobrança de Matheus Peixoto não deu chance para o camisa 1 do time de Bento.
Na saída para o intervalo, as duas equipes cobraram muito o trio de arbitragem.
O segundo tempo chegou com o Juventude buscando a virada. Aos oito minutos, Castilho cobrou falta, Cleberson subiu para o cabeceio e mandou para fora. Aos 11, o Papo até fez, mas novamente uma marcação equivocada da arbitragem. Alyson cruzou para Wescley, que ajeitou e chutou forte, em uma bela finalização, para fazer o gol. O auxiliar marcou impedimento inexistente do lateral na origem da jogada, invalidando o lance.
Depois da eletricidade do primeiro tempo, o jogo caiu na metade do segundo tempo. As poucas chegadas de lado a lado não se tornaram efetivas para se ter um vencedor. Ainda deu tempo de Carné salvar o Juventude no último minuto da partida e garantir o 2 a 2.
Ficha técnica
Campeonato Gaúcho - 10ª rodada
Esportivo 2x2 Juventude
19/04/2021
ESPORTIVO
Anderson, Itaqui (Samuel Balbino, 42/2°), Júnior Alves (Jean, 20/2°), Sosa e Michael; Mateus Santana, Lucas Hulk e Juninho Tardelli (Emerson, 42/2°); Vinícius Martins (Daniel Cruz, 27/1°, depois Wesley, 42/2°), William Amorim e Warlei. Técnico: Gustavo Papa
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Paulo Henrique (Roberto, 39/2°), Cleberson (Vitor Mendes, 27/2°), Rafael Forster e Alyson; João Paulo, Elton Matheus Jesus, 39/2°) e Guilherme Castilho (Grampola, 46/2°); Wescley, Marcos Vinicios (Matheuzinho, 27/2°)e Matheus Peixoto. Técnico: Marquinhos Santos.
Gols: Júnior Alves (E), aos 3min, Guilherme Castilho (J), aos 13min, Juninho Tardelli (E), aos 17min, e Matheus Peixoto (J), aos 33min, no primeiro tempo.
Árbitro: Lucas Guimarães Horn, auxiliado por José Eduardo Calza e Luiza Reis.
Amarelos: Itaqui, Anderson (E), Marcelo Carné (J).
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.