A classificação antecipada não foi confirmada. O Caxias precisava vencer para chegar à semifinal do Campeonato Gaúcho uma rodada antes. No entanto, o time grená ficou no empate em 2 a 2 com o Ypiranga, nesta terça-feira (20), no Estádio Centenário. A definição da vaga ficou para o último jogo. Os gols da equipe do técnico Rafael Lacerda foram marcados pelo atacante Gustavo Ramos.
Mesmo há quatro jogos sem vencer no Gauchão, o Caxias continua na quarta colocação com 16 pontos, mesma pontuação do Ypiranga. Na última rodada, o Caxias enfrenta o Pelotas no estádio Boca do Lobo. A data e horário ainda não foram anunciados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
O jogo
As primeiras chegadas foram do Caxias. Logo aos dois minutos, o atacante Gustavo Ramos fez a assistência, dentro da área, e o centroavante Giovane Gomez finalizou na rede pelo lado de fora. No minuto seguinte, o meia Diogo Oliveira fez o passe para Jhon Cley, que bateu cruzado pela linha de fundo.
A resposta do Ypiranga aconteceu aos cinco minutos. Pela esquerda, Jean Silva cruzou e Cristiano desviou pela linha de fundo. No entanto, o Caxias comandava as ações iniciais. Mais presente no campo ofensivo, criava dificuldades para o time de Erechim. Aos 11, o zagueiro Henrique cobrou falta no canto direito e o goleiro Deivity defendeu firme.
O bom momento do Caxias no jogo foi premiado com o gol. O atacante Gustavo Ramos foi na jogada individual, encontrou espaço na entrada grande área e bateu no canto direito. O goleiro Deivity não chegou e o time grená abriu o placar. Caxias 1x0 Ypiranga.
Após o gol, a equipe de Erechim melhorou no jogo e tentou uma reação imediata. Aos 17, Mossoró cobrou falta, no bico da área, e a bola explodiu no travessão. Se na primeira tentativa, não deu. Na segunda, os visitantes conseguiram. Aos 23, o centroavante Cristiano recebeu na área, girou e finalizou forte e cruzado. Sem chances para Marcelo Pitol. Caxias 1x1 Ypiranga.
O Caxias tentava retornar o domínio inicial. Aos 37, o meia Diogo Oliveira finalizou no canto direito e Deivity defendeu. Aos 46 minutos, o time grená teve duas chances. Primeiro com Jhon Cley que entrou cara a cara e o goleiro defendeu, no rebote Diogo Oliveira bateu para nova defesa do camisa 1 do Ypiranga.
Etapa final
Os dois times voltaram com as mesmas formações. Logo no começo, o Ypiranga assustou. Em falta na lateral da grande área, pelo lado direito, o atacante Caprini cobrou e o goleiro Marcelo Pitol deu um soco na bola. Porém, quem marcou foi o Caxias. Aos quatro minutos, Giovane Gomez cruzou rasteiro na pequena área. Gustavo Ramos, de letra, mandou para o fundo da rede. De novo ele. Golaço. Caxias 2x1 Ypiranga.
O time de Erechim tentava o empate. Aos 11, em cobrança de falta, Mossoró colocou na área e o zagueiro Reinaldo cabeceou para defesa de Pitol. O Ypiranga conseguiu a igualdade aos 14 minutos. Cruzamento do lado direito, e Jean Silva antecipou na área para desviar para o gol. Tudo igual novamente. Caxias 2x2 Ypiranga.
Depois disso, o jogo ficou perigoso para o Caxias. O time adversário começou a pressionar. No entanto, não criava chances claras. Aos 28, o centroavante Giovane Gomez arriscou da intermediária e a bola passou à direita. Sem conseguir infiltrar, o Caxias apostava nos chutes de longa distância. Aos 31, Gustavo Ramos finalizou na frente da meia lua e o goleiro Deivity agarrou firme.
O Ypiranga criou uma grande chance aos 33 minutos. O volante Revson finalizou de fora da área e o goleiro Marcelo Pitol fez ótima defesa no canto direito. O camisa 1 espalmou para o lado. Aos 40 minutos, o Caxias escapou. Após cruzamento de Caprini, a bola passou na frente do gol e Mossoró chegou um pouco atrasado. No último minuto de jogo, Caprini cobrou falta e a bola passou por cima. Fim de jogo: Caxias 2x2 Ypiranga.
Ficha técnica
Campeonato Gaúcho - 10ª rodada
Caxias 2x2 Ypiranga
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 20/4/2021 (terça-feira)
Caxias
Marcelo Pitol; John Lennon, Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Felipe Tontini (Marlon, 25/2º); Gustavo Ramos, Diogo Oliveira (Milla, 25/2º)e Jhon Cley; Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda.
Ypiranga
Deivity; Muriel, Reinaldo, Léo Kanu (Luis Eduardo, 47/1º) e Zé Mário; Mikael (Robson, 35/2º), Fidelis (Revson, 25/2º), Mossoró, Jean Silva; Caprini e Cristiano (Quirino, 25/2º). Técnico Junior Rocha.
Arbitragem: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Henrique Soares Coromberk
Gols: Gustavo Ramos, aos 15 minutos do primeiro tempo e aos 4 do segundo (Caxias); Cristiano, aos 23 do primeiro (Ypiranga);
Carões amarelos: Léo Kanu, Mossoró, Mikael (Y); Rafael Lacerda, Milla (C)