A data prevista para o Campeonato Gaúcho terminar é no dia 23 de maio. Sete jogadores do elenco do Caxias terminam o contrato um dia após o final do Estadual e ainda não têm a garantia de permanência para a Série D do Brasileirão: os zagueiros Guilherme Mattis, Henrique e Erik, o meia-atacante John Cley e os atacantes Milla, Gustavo Ramos e Mazola.
Um desses atletas, não deve continuar no clube após o Gauchão. O atacante Gustavo Ramos está emprestado pelo Sampaio Corrêa e é pouco provável que fique para a Série D.
— Dificilmente ele permanece. O Sampaio emprestou ele para o Campeonato Gaúcho e pretende utilizar ele na Série B. Como eles têm os direitos federativos, esse eu diria que é o único atleta que está descartado. Ele vai correr muito pelo Caxias, porque pode aparecer para uma equipe de Série A — comentou o Ademir Bertoglio, gerente de futebol do Caxias, em entrevista ao programa Show dos Esportes da Rádio Gaúcha Serra.
Um jogador tem contrato encerrando antes do fim do Gauchão. O lateral-direito Eduardo Diniz tem vínculo até o dia 30 de abril. Se o Caxias passar para a semifinal, as datas previstas são 2 e 9 de maio. Assim, o clube precisaria prorrogar com o atleta. Ele começou a temporada como reserva. No entanto, com a saída de Ivan, assumiu a titularidade até a chegada de John Lennon. Depois disso, passou a ser titular na lateral esquerda.
— Nós temos jogo garantido no Gauchão até o dia 25. Ele poderá ficar ou não. Poderá receber propostas. Esses jogos decisivos do Gauchão, estamos entre os quatro, jogamos o clássico na TV, os atletas estão sendo vistos por todo o Brasil. Às vezes, um clube de divisão maior pode tirar jogadores nossos. Por isso, a situação dele e de todos que o contrato está no fim, passa pelos jogos que ainda temos — disse Ademir Bertoglio.
Outros dois jogadores do elenco têm contrato até o dia 30 de junho: o lateral-direito John Lennon e o centroavante Marcelo Campanholo. Em setembro, encerra o vínculo do meia Felipe Tontini. Os demais jogadores do grupo tem contrato até o final de novembro, com exceção do volante Vidaletti e do atacante e William que vão até novembro de 2022, e do centroavante Giovane Gomez que finaliza seu vínculo em maio do ano que vem.
Com contrato até o final do Gauchão
Zagueiros
Guilherme Mattis, Henrique e Erik
Meia-atacante
John Cley
Atacantes
Milla, Gustavo Ramos (emprestado pelo Sampaio Corrêa) e Mazola
Com contrato até junho
Lateral-direito
John Lennon
Centroavante
Marcelo Campanholo
Com contrato até setembro
Meia
Felipe Tontini