A última rodada será decisiva para os times que estão na parte debaixo da tabela de classificação do Gauchão. Cinco confrontos decidirão os dois rebaixados à Divisão de Acesso em 2021. Matematicamente, seis equipes ainda têm chances de descenso. No entanto, três desses times já estão com 12 pontos — teoricamente, a pontuação de segurança nos últimos anos.
Em 2020, o Novo Hamburgo terminou o Estadual fora do Z-2 com 11 pontos conquistados. Mesma pontuação que salvou o Brasil em 2019. Em 2018 e 2017, o número de pontos foi ainda menor: 10. Em 2018, o time do Vale foi o primeiro time fora da zona da degola. Em 2017, o Xavante salvou-se.
Neste ano, as equipes que estão na zona de rebaixamento — a uma rodada do fim do Gauchão — são o Pelotas, com 8 pontos, e o Novo Hamburgo, com 9. A primeira equipe fora do Z-2 é o Esportivo, com os mesmos 9, porém, com melhor saldo de gols — um a mais. Além desses, três outros times ainda têm chances matemáticas de rebaixamento: São José, Brasil e São Luiz.
Haverá apenas um confronto direto entre eles na última rodada: Novo Hamburgo e São José, no Estádio do Vale. Os outros quatro times enfrentam as equipes que ainda lutam pela classificação às semifinais.
Confira as partidas da última rodada:
Ypiranga x Grêmio
Inter x Esportivo
São Luiz x Aimoré
Novo Hamburgo x São José
Juventude x Brasil
Pelotas x Caxias
Confira o que cada time precisa fazer para não cair:
Pelotas - 12ª posição com 8 pontos
- se vencer o Caxias, precisa torcer por derrotas ou empates de Novo Hamburgo e Esportivo sobre São José e Inter, respectivamente.
- empate ou derrota para o grená rebaixam o Lobo.
Novo Hamburgo - 11ª posição com 9 pontos
- se vencer o São José, precisa torcer para que o Esportivo não ganhe do Inter. Neste caso, empate do time serrano também garante o Noia na Elite.
- se empatar, precisa torcer para uma derrota do Esportivo diante do Inter, e para que o Pelotas não derrote o Caxias.
- se perder por 1 a 0, por exemplo, precisa torcer para que o Esportivo perca por, ao menos, 2 a 0 para o Inter. Assim, as equipes se igualam no número de vitórias e saldo de gols. No próximo critério de desempate, os gols pró, o Noia tem vantagem: 17 contra 13 do Tivo. Além de torcer para que o Pelotas também seja derrotado para o Caxias.
Esportivo - 10ª posição com 9 pontos
- depende apenas de si: uma vitória salva o Tivo do rebaixamento.
- se empatar, precisa torcer para que Novo Hamburgo e Pelotas percam ou empatem seus jogos.
- se perder, além de torcer para que o Pelotas seja derrotado pelo Caxias, também precisa torcer para que o Novo Hamburgo também perca o seu jogo. No entanto, nessa situação, precisa ficar de olho nos placares. Para se salvar, o Esportivo não pode perder por um placar mais elástico do que o Nóia. Por exemplo, se for derrotado por 2 a 0, precisa torcer para que o time do Vale perca, no mínimo, pelo mesmo placar.
São Luiz - 9ª posição com 12 pontos
- se vencer ou empatar está salvo de qualquer chance de rebaixamento.
- em caso de derrota, precisa torcer para que Esportivo ou Novo Hamburgo percam ou empatem seus jogos.
Brasil - 8ª posição com 12 pontos
- se vencer ou empatar está salvo de qualquer chance de rebaixamento.
- em caso de derrota, precisa torcer para que Esportivo ou Novo Hamburgo percam ou empatem seus jogos. Um tropeço do São Luiz diante do Aimoré também garante o Xavante na Elite. O Brasil ainda tem o saldo de gols a seu favor: é o melhor saldo dos cinco últimos colocados. Então, além de os adversários vencerem as partidas, também precisarão ultrapassar o time de Cláudio Tencati nesse critério de desempate para que o Xavante dispute a Divisão de Acesso em 2022.
São José - 7ª posição com 12 pontos
- se vencer ou empatar, está salvo de qualquer chance de rebaixamento. O Zeca é o único dos últimos seis colocados a ter um confronto direto com uma equipe que está no z-2.
- se for derrotado pelo Nóia, precisa torcer para que o Esportivo empate ou perca o seu jogo. Além disso, um tropeço de Brasil ou São Luiz também garantem o São José na Elite. Assim como o Brasil, o Zeca tem o saldo de gols a seu favor: -3. Ou seja, São Luiz, Esportivo e Pelotas ainda precisarão ultrapassar o time da região metropolitano nos critérios de desempate.