A quinta rodada do Campeonato Gaúcho ficou marcada por vitórias, apenas um jogo terminou com empate — Pelotas e São Luiz ficaram no 1 a 1. As outras cinco partidas acabaram com um dos times levando a melhor, sendo três triunfos de visitantes e dois de mandantes.
Não goleadas registradas nessa rodada, as partidas foram marcadas por equilíbrio das equipes. Após classificação na fase preliminar da Libertadores, os guris do Grêmio voltaram a campo e venceram o Aimoré por 2 a 0, na Arena, na sexta-feira (19) — foi o placar mais "elástico".
Já o Inter, com a estreia de Miguel Ángel Ramírez na casamata, venceu o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, com um placar simples: 1 a 0.
Com os resultados, o Tricolor, o Colorado, o Caxias e o São Luiz empataram em pontos, 10 no total, mas o Grêmio leva a melhor no saldo de gols e é o novo líder da competição. Confira todos os gols da quinta rodada do Gauchão:
Pelotas 1x1 São Luiz
Após o São Luiz abrir o placar no fim do primeiro tempo, o Pelotas buscou o empate em 1 a 1 dentro de casa, na Boca do Lobo, em partida disputada na noite de domingo (21). Juba marcou para os visitantes, enquanto Marcão evitou a derrota dos pelotenses. O São Luiz acabou com a sua série de três vitórias seguidas e também perdeu a chance de retomar a ponta — tem 10 pontos mas perde no saldo — e está na quarta colocação. Já o Pelotas tem seis pontos e está na oitava posição.
Ypiranga 0x1 Juventude
Em um jogo fraco tecnicamente, o Juventude superou o Ypiranga por 1 a 0 na noite de segunda-feira (22), fora de casa, no Colosso da Lagoa. O único gol da partida foi por marcado por Matheus Peixoto. Com os três pontos, o time da Serra se afastou da zona do rebaixamento e chegou a seis pontos na tabela, em sétimo. Já o time de Erechim segue com sete e está em quinto.
Novo Hamburgo 0x1 Inter
O Inter venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0 na noite de domingo (21) e segue em segundo lugar na competição. Marcos Guilherme, aos 16 minutos do segundo tempo, definiu a vitória colorada, que teve pela primeira vez o técnico Miguel Ángel Ramírez na casamata. O Novo Hamburgo segue na lanterna ainda sem vencer.
São José 1x2 Brasil-Pel
O Brasil-Pel venceu o São José de virada, fora de casa, no Estádio Passo D'Areia, na sexta-feira (19). Sallinas abriu o placar para o Zequinha ainda no primeiro tempo. O Xavante sentiu o gol mas, em seguida, marcou de cabeça com Bruno Paraíba. Para finalizar, aos 47 minutos do primeiro, Netto guardou o dele e garantiu a vitória do time de Pelotas. O São José está em 10° lugar, com apenas três pontos. Já o Brasil-Pel ocupa a sexta colocação, com sete pontos.
Caxias 2x1 Esportivo
O Caxias venceu o Esportivo por 2 a 1 na noite de domingo (21), no Estádio Centenário, e está na cola da dupla Gre-Nal na tabela do Gauchão. Giovane Gomez, de bicicleta, e Gustavo Ramos marcaram para o time da Serra. Michael descontou para os visitantes. O time de Bento Gonçalves segue em situação complicada, soma três pontos e está em penúltimo, na zona de rebaixamento.
Grêmio 2x0 Aimoré
Mesmo com um jogo a menos, o Grêmio é o novo líder do Gauchão. Na noite de sexta-feira (19), o time, mais uma vez com os garotos em campo, superou o Aimoré por 2 a 0 na Arena. Os gols foram marcados por Guilherme Azevedo e Ricardinho. Na etapa final, os visitantes quase descontaram com Érico Júnior, mas Brenno brilhou com defesa à la Gordon Banks. O goleiro ainda fez outros dois milagres, em finalizações de Isaías e Neto Baiano. Com o resultado, o Tricolor segue com 100% na competição e está na ponta da tabela. Já o Aimoré é oitavo com seis pontos.