Com jogos que começaram a ser disputados ainda no sábado (1), a quarta rodada do Gauchão foi concluída apenas nesta segunda-feira. As partidas serviram para conhecer os quatro classificados às semifinais do primeiro turno.
Inter e Ypiranga, que empataram sem gols em Erechim, terminaram como líderes do Grupo A e chegarão à última rodada apenas para decidir quem acabará na liderança.
Já no Grupo B, o Grêmio aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o Esportivo e também conseguiu pegar a sua vaga — a outra ficou com o Caxias. Da mesma forma, os dois brigarão no próximo fim de semana para saber a ordem na tabela de classificação.
Pelotas 3x1 Juventude
No sábado, o Pelotas recebeu o Juventude na Boca do Lobo e saiu na frente do marcador com Hugo Almeida. Após o intervalo, Gabriel Aires, de cabeça, empatou a partida. Porém, já nos últimos minutos, Mateus Santana e Gabriel Soares decretaram a vitória dos donos da casa. O resultado eliminou a equipe de Caxias do Sul e, automaticamente, classificou Inter e Ypiranga às semifinais do primeiro turno.
Ypiranga 0x0 Inter
Mesmo com o passaporte carimbado à fase seguinte, os dois times brigavam pela liderança do Grupo A. Pensando na viagem ao Chile, onde estreará na Libertadores nesta terça-feira, o Colorado poupou titulares e fez um jogo morno no Colosso da Lagoa, em Erechim. O placar zerado manteve os clubes empatados, mas agora com 10 pontos — o Inter tem vantagem no saldo de gols.
Caxias 1x0 Brasil-Pel
No domingo, foi a vez de o Caxias vencer mais uma no Centenário. Com um golaço de falta de Ivan, a equipe grená bateu o Brasil-Pel, mantendo a liderança do Grupo B e se classificando à semifinal do torneio. O Xavante, por sua vez, ainda ocupa a lanterna, com apenas um ponto conquistado.
Novo Hamburgo 0x0 São Luiz
Nem mesmo em casa, no Estádio do Vale, o Novo Hamburgo conseguiu passar pelo lanterna do Grupo A. O São Luiz, por sua vez, após o empate por 0 a 0, anunciou a demissão do técnico Leandro Machado.
São José 2x0 Aimoré
O São José fez o dever de casa ao bater o Aimoré, no Passo D'Areia, por 2 a 0. Ambos os gols foram marcados pelo atacante Gustavo Xuxa. O resultado fez com que o clube de São Leopoldo decidisse pela demissão do treinador PC de Oliveira. Para seu lugar, foi chamado Hélio Vieira.
Grêmio 5x0 Esportivo
Na segunda-feira, o Grêmio foi responsável pelo fechamento da rodada e por uma chuva de gols sobre o Esportivo. Com direito a gol do estreante Diego Souza, que entrou na segunda etapa, o Tricolor aplicou uma goleada de 5 a 0 no time de Bento Gonçalves. Os outros que balançaram as redes da Arena foram Everton, Luciano, Paulo Miranda e Alisson.