A primeira rodada do Gauchão foi marcada por estreias e equilíbrio. Nas seis partidas disputadas na quarta e quinta-feira (22 e 23), duas vitórias de mandantes, duas vitórias de visitantes e dois empates. Inter e Grêmio concentraram a atenção nos reforços que entravam em campo pela primeira vez com a camisa do clube.
O técnico Eduardo Coudet foi a atração da vitória do Inter por 1 a 0 sobre o Juventude, na noite da quinta-feira, no Alfredo Jaconi. O gol foi marcado por outro estreante, o meia Thiago Galhardo.
Do outro lado, o consolidado Renato Portaluppi precisou defender seus contratados na coletiva pós-jogo. O Grêmio dos estreantes Vanderlei, Victor Ferraz e Lucas Silva perdeu por 2 a 0 para o Caxias, na Arena, na noite de quarta.
Grêmio 0x2 Caxias
O atual campeão da competição não encantou. Com três peças novas em seu time titular e com desfalques importantes, como Matheus Henrique, teve dificuldades para criar jogadas. Os gols do Caxias foram marcados pelo atacante Tilica e o lateral-direito Ivan. O pós-jogo foi marcado por explicações nas entrevistas coletivas e falas do presidente Romildo Bolzan sobre possíveis contratações.
Ypiranga 1x0 São Luiz
Erechim viu um jogo de muitas chances, inclusive um pênalti desperdiçado pelo time da casa. O goleiro Reynaldo fez a defesa que adiou a abertura no placar. No segundo tempo, Saimon, zagueiro ex-Grêmio, marcou o único gol da partida, decretando a vitória para o Ypiranga. O campeão da divisão de acesso volta à elite do futebol estadual com boa vitória.
Pelotas 0x0 Novo Hamburgo
O campeão da Recopa Gaúcha protagonizou o primeiro empate da competição. Cada uma das equipes criou algumas chances, porém sem efetividade. Cinco cartões amarelos foram distribuídos ao longo do jogo (quatro para o Novo Hamburgo e um para o Pelotas).
Aimoré 1x0 Brasil-Pel
O Índio Capilé venceu na estreia do Estadual sem a presença de sua torcida. Os portões do Estádio Cristo Rei estiveram fechados por conta de uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva a uma briga no jogo entre Aimoré e Caxias, no Gauchão de 2019. Em campo, o placar foi aberto, mas só nos últimos instantes de jogo. Matheus Rodrigues fez o gol da vitória aos 48 minutos do segundo tempo.
São José 1x1 Esportivo
O outro empate da rodada foi no Estádio Passo D'Areia. Gustavo Sapeka abriu o placar para o time de Bento Gonçalves, e o goleiro Fábio empatou para a equipe da zona norte da Capital. Cleiton, do Esportivo, foi o primeiro expulso do Gauchão, por reclamar da não marcação de um possível pênalti aos 50 minutos do segundo tempo.
Juventude 0x1 Inter
A grande expectativa estava na casamata, mas só seria confirmada pela atuação dentro das quatro linhas. As ideias do argentino Eduardo Coudet foram colocadas em campo pela primeira vez em uma partida — e deram certo. O também estreante Thiago Galhardo converteu o pênalti e deu a vitória ao Colorado no Alfredo Jaconi.