Campeão estadual invicto em 2019, o Grêmio iniciou o Campeonato Gaúcho deste ano com derrota. Na noite dessa quarta-feira (22), o Tricolor perdeu para o Caxias por 2 a 0. O atacante Tilica e o lateral-direito Ivan marcaram os gols do time da Serra, que mostrou bom futebol diante de pouco mais de 13 mil torcedores na Arena.
Um dos estreantes da noite, Vanderlei começou com o pé esquerdo sua trajetória no clube. O goleiro, que não teve culpa no primeiro gol do Caxias, falhou no segundo, marcado por Ivan em cobrança de falta da intermediária.
— Não tem o que explicar. Ele bateu bem na bola e ela acabou saindo de mim. São coisas do futebol. Temos de trabalhar, acertar o que deu errado e pensar na próxima partida — disse o goleiro na saída do gramado.
Em sua entrevista após o jogo, o técnico Renato Portaluppi reconheceu o erro do goleiro no segundo gol do Caxias. O treinador lembrou que Vanderlei atuou pouco em 2019 no Santos e ressaltou que é necessário ter calma nas avaliações.
— O Vanderlei falhou no gol, mas ele é um grande goleiro. É um dos melhores do Brasil. O Vanderlei praticamente não jogou em 2019. Então ele tem de ganhar ritmo. Vai pegar ritmo quando? No Carnaval? Ele precisa jogar — apontou.
Não apenas a falha de Vanderlei, mas a atuação fraca do Grêmio também foi colocada na conta da falta de ritmo de jogo. Renato citou o período curte da pré-temporada e prometeu um time forte com o decorrer das partidas.
— É até difícil falar nessas horas porque o grupo vem das férias. A gente teve oito ou nove dias para preparar o time. No fundo você não tem tempo para nada. Por que colocamos os atletas para jogar tão cedo? Porque você precisa de ritmo de jogo. Logo na frente temos uma Libertadores. Não é normal perder em casa no estadual, mas aconteceu. O Grêmio vai crescer, aí nós vamos medir forças ali na frente — continuou.
Reforços
As explicações sobre a derrota dividiram espaço com o assunto negociações no vestiário gremista. O meia Thiago Neves, que está acertado com o clube, recebeu elogios de Renato. O treinador destacou a boa relação que tem com o jogador e garantiu que ele irá apresentar um bom rendimento se desembarcar em Porto Alegre.
— Eu conheço as qualidades do Thiago, que foi meu jogador. Os jogadores muitas vezes precisam trocar de ares para render melhor. Sobre o Thiago Neves, eu assino embaixo. Se for perguntado a dez treinadores do Brasil, vocês vão ver quantos querem ele. Se o Thiago Neves chegar ao Grêmio, ele vai jogar e vai jogar muito — garantiu.
Outro nome citado como possível reforço do Grêmio foi Diego Souza. O meia-atacante do Botafogo recebeu elogios de Renato Portaluppi e Romildo Bolzan Jr. O presidente disse que não negocia com o jogador, mas não descartou sua chegada ao clube.
— Não vou dizer que não poderá haver no futuro, Diego Souza teve uma passagem excepcional pelo Grêmio. É um jogador que tem características importantes, mas que não tem nenhuma negociação com o Grêmio neste momento — declarou o mandatário tricolor.
O Grêmio voltará a campo no domingo (26), às 16h, para enfrentar o Brasil-PEL no Bento Freitas. Ainda não está definido se Renato irá escalar os titulares novamente. Com a derrota na estreia, o Tricolor precisará reagir rápido já que os classificados para as semifinais do primeiro turno do Gauchão serão definidos em apenas cinco rodadas.