A partida desta quarta-feira (17), entre Inter e Corinthians, valendo vaga na final da Libertadores Feminina, irá reservar um encontro especial à beira do campo. Velhos conhecidos, Lucas Piccinato e Arthur Elias, que já trabalharam do mesmo lado, estarão em áreas técnicas opostas no Estádio Pascual Guerrero, em Cali.
Em entrevista à reportagem de GZH, Lucas Piccinato revelou que sua primeira oportunidade para trabalhar com o futebol feminino foi oportunizada pelo agora também técnico da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias.
A experiência ocorreu entre os anos 2011 e 2015, no Centro Olímpico, em São Paulo. À época, o agora comandante do Inter começou a atuar como técnico da equipe feminina sub-15, enquanto o treinador do Corinthians estava com a equipe principal.
— O Arthur é um grande profissional, um amigo próximo, que me abriu as portas no começo da minha carreira. É um cara que eu tenho grande admiração. Vai ser um momento especial poder enfrentá-lo pela última vez em clube porque eu acho que ele vai ficar um tempinho fora pela Seleção — revelou o comandante das Gurias Coloradas.
Os dois profissionais irão disputar uma vaga à final da Libertadores em cenários opostos na carreira. Enquanto Lucas Piccinato está iniciando seu trabalho no Inter, Arthur Elias está se despedindo do Corinthians para assumir o comando da Seleção Brasileira.
— É sempre bom reencontrar amigos. Um amigo que foi um parceiro de trabalho muitos anos, que assim como outros tantos me ajudou muito no Centro Olímpico, por toda a história que a gente construiu no Centro Olímpico, então fico contente. Mas agora, especialmente durante o jogo, nos 90 ou 100 minutos que a partida tiver, é cada um focado no seu trabalho. Vou fazer de tudo, como tenho feito todos esses dias, para sair do Corinthians da melhor forma. Trabalhando, entregando o meu melhor e espero que junto a esse grupo fantástico de atletas que eu tenho, que a gente possa merecer vencer uma equipe com atletas qualificadas e também com o treinador qualificado como ele é — destacou Arthur Elias em entrevista a GZH.
O que os técnicos projetam sobre o duelo
Lucas Piccinato e Arthur Elias já tiveram frente a frente em duelos pelo Campeonato Paulista e Brasileirão. À época, o então técnico do Inter estava no São Paulo. Agora, um novo capítulo desta rivalidade e deste encontro será em uma competição sul-americana, na Colômbia.
— Sempre é muito desafiador enfrentar o Corinthians nessa hegemonia desses últimos anos. Então, é um desafio que eu vejo com bons olhos porque é sempre uma sensação muito boa enfrentar uma grande equipe como o Corinthians. Eu acho que vai ser um duelo em todas as vertentes do campo, um duelo técnico, um duelo muito físico. Vai ser um duelo muito mental e, principalmente, um duelo muito tático. Espero que a gente possa sair vencedor dessa vez — afirmou o técnico do Inter.
— Olha, a gente fica contente que as equipes brasileiras têm feito uma excelente competição. Acho que isso é reflexo da evolução do futebol feminino brasileiro, principalmente do do campeonato nacional. Agora ,a gente tem o Inter pela frente, um adversário conhecido. Jogadoras com qualidade do outro lado, jogadoras que tem uma história já dentro do clube. Tem um ataque muito jovem que vem se destacando na competição e com uma defesa segura. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar. Toda mudança de trabalho traz uma equipe com comportamentos diferentes e isso que a gente notou aqui na Libertadores — pontuou o treinador do Corinthians.
Corinthians e Inter decidem quem será a segunda equipe finalista da Libertadores Feminina. A bola rola nesta quarta-feira, a partir das 21h30min (horário de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali. Quem passar, irá decidir o título do torneio contra o Palmeiras. O time que perder terá a decisão de terceiro lugar diante do Atlético Nacional.