O futebol coloca mais uma vez Inter e Corinthians frente a frente em uma decisão. Desta vez, o encontro será valendo uma vaga à final da Libertadores Feminina. Para o jogo desta quarta-feira (18), o time paulista conta com a manutenção do desempenho consolidado sob o comando de Arthur Elias.
Com 100% de aproveitamento, a campanha do clube se estabeleceu com goleadas e uma defesa soberana. Ao longo das quatro partidas, marcou 16 gols, curiosamente o mesmo número do Inter. A principal artilheira é Millene Fernandes, que defendeu o Colorado na última rodada.
Se as redes adversárias foram balançadas, a do Corinthians passou intacta. Até aqui, nem Colo-Colo, Always Ready, Libertad Limpeño, na Chave C, ou América de Cali, nas quartas, conseguiram superar a defesa. O rendimento sólido neste setor será um dos quesitos a ser batido pelo Inter.
Variações no esquema
Para estes dois jogos da fase decisiva, o Corinthians perdeu uma peça titular do seu sistema de defesa. Andressa, que já passou pelo Grêmio, testou positivo para covid-19. Em virtude do diagnóstico, ela está isolada da delegação aguardando o protocolo da competição para ser reintegrada.
Diante do cenário, o time que vinha atuando preferencialmente no 4-4-2 nas rodadas da fase de grupos, foi escalado com três zagueiras contra o América de Cali, em uma linha defensiva formada por Mariza, Tarciane e Yasmin. O meio-campo ficou Luana Bertholucci, Duda Sampaio, Zanotti e Tamires. No ataque, Millene Fernandes e Jheniffer formaram a dupla de zaga. Para o jogo contra o Inter, não seria surpresa se a estratégia fosse mantida.
Partida de novos reencontros
O duelo de semifinal reserva, novamente, o confronto de algumas atletas do Corinthians com seu ex-clube. As quatro contratadas no início da temporada pelo clube paulista estão na Colômbia: a lateral Isabela, as meias Ju Ferreira e Duda Sampaio e a atacante Millene Fernandes.
Curiosamente, estes nomes fizeram parte da campanha do Inter, no ano passado, e tiveram papel importante para que o clube gaúcho estivesse na competição em 2023.
Despedida de Arthur Elias
A busca pelo tetracampeonato da Libertadores Feminina tem um aspecto ainda mais especial. Esta é a última competição antes da despedida do técnico Arthur Elias. O profissional já foi anunciado como substituto de Pia Sundhage e já comandou alguns trabalhos. Depois da Colômbia, o foco será total na Seleção Brasileira Feminina.
Para conquistar o objetivo, o clube chega embalado após a conquista de mais um título brasileiro, na decisão contra a Ferroviária. Foi o quinto na história da competição. O ano de 2023 também já tem a conquista da Supercopa Feminina e ainda tem a disputa da fase decisiva do Paulistão.
No Corinthians desde 2016, ainda na parceria com o Audax, Arthur Elias conquistou 15 taças. Os números apontam para um aproveitamento de 83%. Até aqui, foram 325 jogos, 257 vitórias, 43 empates e 25 derrotas.
Os títulos Arthur Elias no Corinthians
- Brasileirão Feminino: 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023
- Libertadores Feminina: 2017, 2019 e 2021
- Paulistão Feminino: 2019, 2020 e 2021
- Copa do Brasil Feminina: 2016
- Supercopa do Brasil Feminina: 2022 e 2023
- Copa Paulista: 2022