O saque-aniversário é uma das alternativas que os trabalhadores têm para movimentar o saldo de suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Instituída em 2020, a modalidade permite que o trabalhador retire, uma vez por ano, parte do valor acumulado, no mês de seu aniversário.
No entanto, essa opção é facultativa. Quem não aderir ao saque-aniversário continua com a sistemática padrão, conhecida como saque-rescisão.
O que é o saque-aniversário?
Diferente do saque-rescisão, que libera o saldo integral do FGTS quando o trabalhador é demitido sem justa causa, o saque-aniversário permite retiradas anuais parciais.
Ao optar por essa modalidade, o trabalhador poderá sacar um valor específico todos os anos, mas, caso seja demitido, perderá o direito ao saque total da conta.
Nesse caso, o trabalhador poderá acessar apenas o valor referente à multa rescisória de 40% paga pela empresa, mas não o saldo total.
A adesão ao saque-aniversário é feita de forma simples, por meio do aplicativo ou site do FGTS. Para quem optar, o pagamento do valor disponível é realizado no primeiro dia útil do mês do aniversário do trabalhador.
Como solicitar o saque-aniversário pelo aplicativo?
Pagamentos em 2025
Em 2025, os trabalhadores que optaram pela modalidade podem retirar o valor de seu FGTS conforme o mês de seu aniversário.
O saque fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês e poderá ser retirado até dois meses depois, caso o trabalhador não tenha vinculado uma conta bancária no aplicativo do FGTS.
Para quem aderir, o valor fica disponível em até cinco dias úteis.