Desde que chegou ao Cruzeiro, o técnico Zé Ricardo, que precedeu Eduardo Coudet em sua primeira passagem pelo Inter, apostou em velhos conhecidos da dupla Gre-Nal. Hoje, o lateral William e os volantes Matheus Jussa e Lucas Silva são alicerces da equipe que briga para se afastar da zona de rebaixamento e que vai enfrentar o Inter, no domingo (5), no Mineirão.
Zé Ricardo foi contratado pelo clube mineiro no início de setembro, após a saída do português Pepa. O treinador, que completará dois meses no cargo justamente no dia do jogo contra o Inter, não fez grandes mudanças com relação ao trabalho anterior, mas consolidou a titularidade dos velhos conhecidos dos gaúchos.
William foi o primeiro do trio a desembarcar em Belo Horizonte, ainda em dezembro do ano passado. Depois de encerrar contrato no futebol alemão e passar por uma grave lesão no joelho, o lateral-direito, que é cria da base colorada, chegou a ser especulado no Inter. Contudo, acertou um contrato de produtividade de um ano com os mineiros e se firmou como dono da posição.
Semanas depois, o Cruzeiro anunciou a contratação de Matheus Jussa, por empréstimo junto ao Fortaleza. O volante, que também atuou como zagueiro sob comando de Eduardo Coudet no Inter, não era figurinha carimbada nos times de Pepa. Com Zé Ricado, viu seu futebol evoluir a ponto de virar titular indiscutível.
Lucas Silva já tinha uma história como jogador do Cruzeiro quando foi recontratado pelos mineiros, em julho. Após uma passagem que não deixou saudades no Grêmio, o volante rescindiu contrato para assinar com a Raposa. Desde então, é visto como a melhor contratação da última janela dos mineiros e tem status de "dono do meio-campo" do time.
A base de time do Cruzeiro também tem outros dois ex-jogadores de Grêmio e Inter. O zagueiro Neris passou pelo Colorado em 2017 por apenas quatro meses. O defensor assumiu a titularidade em Minas Gerais após a lesão de Lucas Oliveira. Filipe Machado, volante formado no Tricolor e que ganhou poucas oportunidades em Porto Alegre, já vinha sendo aproveitando durante o título da Série B de 2022 e se consolidou nesta temporada.
O trio absoluto está confirmado na equipe de Zé Ricardo para encarar o Inter e terá o apoio de 40 mil torcedores nas arquibancadas do Mineirão. A partida é vista como decisiva nas pretensões do clube celeste, que está a três pontos da zona de rebaixamento. O provável time do Cruzeiro tem Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris, Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes.